Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

Relações Institucionais

A FIEB atua fortemente na defesa de interesses das empresas baianas. Para tanto, monitora e adequa o ambiente regulatório, visando minimizar a insegurança jurídica. Entre os temas priorizados na defesa de interesses estão o foco ambiental (adequações climáticas, licenciamento ambiental, biodiversidade, produção e consumo sustentável, recursos hídricos e resíduos sólidos) e o foco social (educação, cultura, esporte amador, inclusão social e trabalho/emprego/renda). As principais ações realizadas para garantir essa defesa são: 

AGENDA LEGISLATIVA EXECUTIVA 
Apoia a FIEB na defesa de interesses da indústria baiana, a partir de uma dinâmica integrada de trabalho entre as partes interessadas (Poder Público, Setor Empresarial, Federações e Sindicatos), visando subsidiar o posicionamento do setor na Pauta da Agenda Legislativa e Executiva (Federal, Estadual e Municipal), a qual contempla revisão e proposição de políticas públicas do Estado, Projetos de Lei e outros atos normativos. 

ARTICULAÇÃO ESTRATÉGICA 
Promove o engajamento do setor empresarial com as partes interessadas (Governo, Órgãos Ambientais, Ministério Público, entre outros), orientando para a construção de soluções integradoras que assegurem o desenvolvimento sustentável do Estado. 

REPRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL 
As 32 representações externas vinculadas ao Conselho de Sustentabilidade da FIEB, formado por representantes do setor empresarial, tem participação efetiva e qualificada nos processos decisórios pertinentes, discutindo vários aspectos socioambientais à luz do impacto para o setor empresarial, facilitando o processo de adequação às demandas de requisitos legais/mercadológicos. 

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 
Realiza seminários/workshops para debater estratégias para o desenvolvimento sustentável, assim como participa de fóruns, garantindo a postura protagonista na defesa de interesses da indústria.