Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

Galeria de presidentes

Os presidentes e seus relevantes feitos

A história do Sistema FIEB tem sido marcada por seus diversos presidentes e seus feitos marcantes. De 1948 até o momento, os mandatos exercidos por presidentes diferentes contribuíram exponencialmente para o crescimento do Sistema FIEB e da indústria na Bahia, como mostram os destaques a seguir:

Presidente Antonio Ricardo Alvarez Alban

Vice-presidentes
2014/2018
1º Carlos Henrique Gantois
Josair Santos Bastos, Alexi Pelagio Gonçalves Portela Júnior , Edison Virginio Nogueira Correia, Eduardo Catharino Gordilho.

*Com o falecimento de Carlos Gilberto Farias, em 05 de novembro de 2014, assume a presidência da FIEB o então 1° vice-presidente, Ricardo Alban.

2018/2022
Alexi Pelagio Gonçalves Portela Júnior, Angelo Calmon de Sa Jr, Carlos Henrique de Oliveira Passos, Eduardo Catharino Gordilho, João Baptista Ferreira, Josair Santos Bastos, Juan Jose Rosário Lorenzo, Sérgio Pedreira de Oliveira Souza

*Concluído o mandato anterior com uma gestão amplamente participativa e alinhada com os 44 sindicatos filiados, Ricardo Alban é reconduzido por maioria absoluta ao cargo de Presidente da FIEB.

2022/2026
Angelo Calmon de Sa Junior, Carlos Henrique de Oliveira Passos, Cláudio Murilo Micheli Xavier, Josair Santos Bastos, Luiz da Costa Neto, Paulo Guimaraes Misk, Roberto Fiamenghi, Sergio Pedreira de Oliveira Souza

Destaques


O estímulo à inovação e a continuidade do processo de interiorização do Sistema FIEB são as principais marcas da gestão, iniciada em 2014. Ricardo Alban estabeleceu uma agenda propositiva destinada a apoiar na Bahia o advento da indústria 4.0, chamada quarta revolução industrial, voltada para o aumento da competitividade mediante o uso de tecnologias avançadas, realidade aumentada, inteligência artificial e sistemas de simulação virtual. Em 2019, foi inaugurado o CIMATEC Park, em Camaçari, projeto que ampliou a atuação do SENAI CIMATEC, configurando-se um sistema de Inovação que atende cadeias inteiras da indústria. Neste período, unidades integradas foram inauguradas, para atendimento das regiões de Ilhéus/Itabuna, Vitória da Conquista, Juazeiro e LEM\Barreiras, mais as unidades do SESI e do IEL em Feira de Santana.

Presidente Carlos Gilberto Farias

Vice-presidentes
1º Antonio Ricardo Alvarez Alban
Carlos Henrique Jorge Gantois, Josair Santos Bastos, Alexi Pelagio Gonçalves Portela Júnior, Edison Virginio Nogueira Correia

* Após a gestão de José de Freitas Mascarenhas, Carlos Gilberto Farias assume a Presidência.

Destaques


Carlos Gilberto priorizou a redução de custos, redirecionando esforços para as unidades do SESI, SENAI, IEL e CIEB em municípios que centralizavam demandas por desenvolvimento industrial, principalmente relacionadas às micro, pequenas e médias empresas. Um dos destaques da sua gestão foi o projeto de interiorização, que ampliou os serviços do Sistema Indústria da Bahia no interior do estado. No período, as entidades também firmaram convênios com sindicatos patronais, a fim de ampliar parcerias, como programas de educação, além de fortalecer o associativismo.

Presidente José de Freitas Mascarenhas

Vice-presidentes
1º Victor Fernando Ollero Ventin
Carlos Gilberto Cavalcante Farias, Emmanuel Silva Maluf, Reinaldo Dantas Sampaio e Vicente Mario Visco Mattos.

*Após a gestão de Victor Ventin, José Mascarenhas retorna à Presidência, cargo que exerce até 2014.

Destaques

Durante o seu mandato, foi lançado o Polo Acrílico da Bahia, fruto de acordo entre as empresas Braskem e Basf. Inaugurado o SENAI Cimatec 3 e 4, bem como a unidade do SESI Lucaia, para atendimento nas áreas de Saúde e Segurança no Trabalho.

Presidente Victor Fernando Ollero Ventin

Vice-presidentes
1º – Sérgio Pedreira de O. Souza
Bernardo Afonso de Almeida Gradin, Emmanuel Silva Maluf, Marcos Galindo Pereira Lopes e Reinaldo Dantas Sampaio.

Destaques

Atuação marcada pelo posicionamento público sobre temas de interesse da indústria, especialmente contra o aumento da carga tributária. Em parceria com a instituição alemã BFZ e a CNI, deu sequência ao Programa Cooperar, de modernização e fortalecimento da atividade sindical patronal. Acompanhou de perto a construção e requalificação de unidades, a exemplo da conclusão de novas áreas tecnológicas do projeto de expansão do SENAI Cimatec 2 e início das obras de terraplanagem e contenção das unidades Cimatec 3 e 4. Nas áreas de educação e qualificação profissional, o SESI Bahia começou a cumprir acordo estabelecido entre o MEC e a CNI, de aplicar um terço da receita compulsória líquida em educação, sendo metade desse valor de forma gratuita. O SENAI atingiu o recorde de 78 mil matrículas e o IEL alocou mais de 18 mil estudantes em estágio. Recebeu muita atenção também a área de apoio à inovação, garantindo que o SENAI reforçasse a oferta de serviços tecnológicos. Foram desenvolvidas, por meio do SESI, diversas ações voltadas para o tema Responsabilidade Social Empresarial, tais como Programa Pró-Infância, Projeto Esporte e Cidadania, Programa Cozinha Brasil e o lançamento do Projeto Vira Vida entre outros.

Presidente Jorge Lins Freire

Vice-presidentes
2002/2006
1º – Victor Fernando Ollero Ventin
Emmanuel Silva Maluf, Francisco Teixeira de Sá, Mário Reis Mendonça e Sérgio Pedreira de Oliveira

2006/2008
1º – Victor Fernando Ollero Ventin
Bernardo Afonso de Almeida Gradin, Emmanuel Silva Maluf, Marcos Galindo Pereira Lopes e Sérgio Pedreira de Oliveira Souza

Destaques

No âmbito administrativo, aprofundou o processo de modernização, integração e profissionalização do Sistema FIEB, com destaques para o Planejamento Estratégico do Sistema (referente aos períodos de 2004-2007/2007-2010 e em conformidade com o Mapa Estratégico da Indústria) e a informatização dos processos corporativos. Estimulou o associativismo e ampliou o número de sindicatos filiados. Criou conselhos temáticos em área estratégicas, a exemplo de Tecnologia e Competitividade, Responsabilidade Social e Micro e Pequena Empresa, bem com o Comitê de Petróleo e Gás. Inaugurou o SESI Lucaia, para atendimento nas áreas de Saúde e Segurança no Trabalho. Reformou instalações e ampliou os serviços do SESI Simões Filho, bem como das unidades SENAI Dendenzeiros e Cetind. Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inaugurou a unidade SENAI Cimatec 2 e reinaugurou o SENAI Feira de Santana, ambos com novas competências. Implantou duas faculdades – Cimatec e Cetind, reconhecidas pelo Ministério da Educação, com a criação de nove cursos superiores. Consolidou e ampliou o ensino integrado SESI-SENAI, considerado uma das melhores práticas no âmbito do Sistema Indústria. Na esfera institucional, editou e entregou ao Executivo Estadual a Agenda da Indústria, documento com propostas visando à competitividade do setor. E posicionou-se – com êxito – contra a prorrogação da CPMF.

Presidente José de Freitas Mascarenhas

Vice-presidentes
1992-1995
1º – Victor Fernando Ollero Ventin
Almir Mendes de Carvalho Junior, Marino Simões Santana, Eduardo Oliveira Santos, Júlio da Costa Lino Dunham, Max Rodrigues Muniz, Eduardo Catharino Gordilho, Wilson Galvão Andrade, José Lauriano Neto, Josair Santos Bastos e José Carlos Boullhosa Baqueiro.

1995/1998
1º – Victor Fernando Ollero Ventin
Lincoln da Cunha Bittencourt, José Carlos Boulhosa Baqueiro, Francisco Teixeira de Sá, Luiz Augusto Barros de Freitas

1998 /2001
1º – Victor Fernando Ollero Ventin
Cleber José Barroso, Fernando Paes de Andrade, Juvenil Britto de Oliveira Junior e Mário Cardoso Costa Neto

2001 /2002
1º – Victor Fernando Ollero Ventin
Emmanuel Silva Maluf, Juvenil Britto, Mário Reis Mendonça e Sérgio Pedreira de Oliveira Souza

Destaques

Os traços principais da gestão de José de Freitas Mascarenhas foram a modernização e profissionalização da FIEB, do SESI, SENAI e IEL, dentro do conceito de sistema integrado. Fortaleceu as Comissões Temáticas da entidade, ampliou o número de sindicatos filiados e revigorou o Centro das Indústrias do Estado da Bahia. Construiu o novo prédio sede da FIEB, no bairro do Stiep, em Salvador. Implantou o Centro de Tecnologia Industrial Pedro Ribeiro (Cetind), no município de Lauro de Freitas; e inaugurou a primeira unidade do Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), na Avenida Orlando Gomes. Contribuiu com o processo do planejamento industrial do Estado, com os documentos “Industrialização na Bahia – Construindo uma Nova Estratégia” e “Programa Estratégico de Desenvolvimento Industrial do Estado da Bahia”, este editado em conjunto com o Governo do Estado. E ampliou a oferta de informações e estudos estratégicos sobre o setor industrial.

Presidente Orlando Moscozo Barretto de Araújo

Vice-presidentes
1983/1986
1º – Rubens Lins Ferreira de Araújo
2º – Adalberto de Souza Coelho
3º – José de Sá Neto
4º – Chafic Youssef Andari
5º – José da Costa Falcão
6º – Guilhermino de Freitas Jatobá

1986/1989
1º – Rubens Lins Ferreira de Araújo
2º – Almir Mendes de Carvalho Junior
3º – Adalberto de Souza Coelho
4º – Fernando Costa d´Almeida
5º – José de Sá Neto
6º – José da Costa Falcão

1989/1992
1º – Rubens Lins Ferreira de Araújo
Almir Mendes de Carvalho Junior, Adalberto de Souza Coelho, José Lauriano Neto, Geraldo Alyrio Santos Andrade, José de Freitas Mascarenhas, Eduardo Catharino Gordilho, Maurino Simões Santana, Max Rodrigues Muniz, Victor Fernando Ollero Ventin, Alberto da Fonseca Schmidt

Destaques

Com o incentivo da FIEB, foi criado o Programa de Apoio às Pequenas e Médias Empresas da Bahia e entrou em vigor o Estatuto da Microempresa. Desenvolveu campanhas para ampliar a oferta de energia elétrica para as indústrias baianas, na época um dos gargalos à produção. Na área administrativa, aumentou a eficiência do SESI e do SENAI, ampliando a oferta de vagas e interiorizando as duas entidades. Inaugurou o palacete das Mercês e adquiriu o terreno onde hoje funciona a sede do Sistema FIEB. Inauguração, em 1985, do Palacete das Mercês, próximo ao centro financeiro de Salvador à época; Empenho no processo de incremento às exportações, com participação em missões ao Chile, México, Polônia, Hungria, para promover maior intercâmbio entre os países e o Nordeste brasileiro; Assinatura de convênio entre o IEL e o Centro Industrial de Aratu (CIA), para desenvolvimento de programas de estágio; Lançamento da Revista Bahia Indústria, que ainda hoje circula.

Presidente Fernando Costa d´Almeida

Vice-presidentes
1977/1980
1º – Adalberto de Souza Coelho
Raimundo Dórea de Vasconcelos, Oriovaldo Pereira Lima Filho, Othello Priori

1980/1983
1º – Adalberto de Souza Coelho
Carlos Tadeu Veiga Garcia, Chafic Youssef Andari, Guilhermino de Freitas Jatobá, Nilo Simões Pedreira e Oriovaldo Pereira

Destaques

Acompanhou de perto a implantação do Pólo Petroquímico de Camaçari, colaborando na preparação de mão-de-obra de suas empresas. Defendeu pleitos da indústria do cacau, então relevante para a economia do Estado. Na área administrativa, adquiriu nova sede para a FIEB, no Largo dos Aflitos, e expandiu a atuação do SESI e do SENAI. Durante este período ocorreu a criação do Centro Industrial do Subaé (CIS), localizado em Feira de Santana.

Presidente Nelson Taboada de Souza

Vice-presidentes
1971 /1974
1º – Miguel José Vitta
2º – Rubens Lins Ferreira de Araújo
3º – Othelo Priori
4º – Ulisses de Carvalho Graça

1974/1977
1º – Adalberto de Souza Coelho
2º – Manoel Augusto Leone
3º – Othelo Priori
4º – Fernando Costa d´Almeida

Destaques

A FIEB encabeçou campanha bem-sucedida contra a transferência do controle acionário do Banco da Bahia S/A para o Bradesco. Participou do esforço para a implantação na Bahia do Polo Petroquímico de Camaçari (hoje, Polo Industrial de Camaçari), que veio a ser inaugurado em 1978 com empresas como COPENE, Caraíbas Metais e mais outras dez indústrias. Na área administrativa, criou o Centro de Assistência à Média e Pequena Empresa (Campi), unificou comandos da FIEB e CEIBA (hoje CIEB – Centro das Indústrias do Estado da Bahia) e finalizou, em 1977, das instalações do SESI em Itapagipe, Salvador, que incluíam ginásio coberto, piscinas semi-olímpicas, campo de futebol e quadras polivalentes. Participação destacada da FIEB no I Encontro dos Empresários do Nordeste em 1978, quando obteve grande repercussão nacional, tendo como objetivo defender a economia da região.

Presidente Ulisses Barbosa Filho

Vice-presidentes
1966/1968
1º – Antonio Carlos Tarquínio de Souza
2º – Nelson Taboada de Souza
3º – Fernando Meyer Suerdieck

1968/1971
1º – Nelson Taboada de Souza
2º – Luiz Raimundo Tourinho Dantas
3º – Miguel José Vitta
4º – Edvaldo Rodrigues Paim

Destaques

Defendeu a concessão de incentivos fiscais, via SUDENE, às empresas do Nordeste. Colaborou com a SUDENE na criação dos Comitês de Fomento à Industrialização no interior baiano e divulgou as oportunidades de investimento no Estado. Iniciou a implantação das unidades SESI no Retiro (Salvador) e em Feira de Santana. Fundou-se na Bahia o Instituto Euvaldo Lodi e a criação, em 1966, do Centro de Desenvolvimento das Indústrias do Estado da Bahia (Cediba), hoje o Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB). Organizou Cruzada pelo interior da Bahia para criação de Comitês de Fomento à Industrialização. Neste período iniciou-se a operação da Usina Siderúrgica da Bahia- USIBA, localizada no Centro Industrial de Aratu (CIA), em Simões Filho, promovendo uma fase de expansão industrial com a instalação das empresas SIBRA, TIBRÁS, SAFRON, White Martins, PASKIN, NORDISA, MAGNESITA, CIQUINE, CELANESE, Aços do Brasil, ALCAN e MABASA.

Presidente Jayme Villas Boas Filho

Vice-presidentes
1º – Nilson Rodrigues da Costa
2º – Ulisses Barbosa Filho
3º – Gilberto Farias de Almeida

Destaques

Modernizou a estrutura administrativa da FIEB, houve um acompanhamento mais estreito das ações do SESI/SENAI e o reforço no atendimento às demandas dos sindicatos filiados, inclusive na área jurídica. Neste período ocorre a implantação do Centro Industrial de Aratu, um complexo industrial multissetorial situado na Região Metropolitana de Salvador, nos municípios de Simões Filho e Candeias, para abrigar empresas dos mais variados segmentos, dentre os quais podem ser citadas quando da sua inauguração: a Cimento Aratu, a USIBA, o Centro de Reparos Navais (CERNE), a Sibra, a Alimba, a Renner, a Liquid Carbonic e a Cerâmica Bonfim.

Presidente Pedro Ribeiro Mariani Bittencourt

Vice-presidentes
1956/1958
1º – Nelson dos Reis Cabral 
2º – Alberto Martins Catharino 
3º – Renato Araújo Sampaio 

1958/1960 
1º - Lafayete Coutinho de Albuquerque 
2º – Nelson dos Reis Cabral 
3º – Alberto Martins Catharino 

1960/1962 
1º – Alberto Martins Catharino 
2º – Nelson dos Reis Cabral 
3º – Carlos Pinto Soares  

1962/1964 
1º – Alberto Martins Catharino 
2º – Ulisses Barbosa Filho 
3º – Nelson dos Reis Cabral

Destaques

A FIEB protagonizou o debate sobre o direito da Bahia a royalties da Petrobras. Também obteve sucesso no empenho para a conclusão asfáltica da importante rodovia Bahia-Feira, bem como na recuperação da Ferrovia de Nazaré e da Navegação Bahiana. Integrou o Conselho de Desenvolvimento Industrial, criado para incentivar a industrialização baiana. Adquiriu em 1958 a primeira sede da FIEB, composta de quatro andares do Edifício Nelson de Faria, Cidade Baixa, para abrigar a administração da Federação, do SESI e um amplo auditório para 120 pessoas.

Presidente Augusto Viana Ribeiro dos Santos

Vice-presidentes
1º Pedro Ribeiro Mariani Bittencourt
2º Hipólito Silva Matos

Destaques

Contribuições: Estruturou a FIEB e o SENAI e inaugurou o SESI. Estimulou o associativismo e a filiação de sindicatos industriais à Federação das Indústrias, fortalecendo a entidade. Procurou estimular a nascente indústria do petróleo. Durante o seu mandato registra-se a implantação da Refinaria Landulpho Alves, em Mataripe. R.L.A.M (1950) e a inauguração da Usina de Paulo Afonso, da CHESF, em Paulo Afonso (1955).