TRANSPARÊNCIA E INTEGRIDADE
Uma cultura do Sistema FIEB
Mensagem do Presidente
Com a Implantação do nosso Programa de Compliance, as entidades FIEB, SESI, SENAI, IEL e CIEB, reforçam seu compromisso com a ética, integridade, transparência e combate à corrupção, convergindo com os princípios e valores institucionais consolidados ao longo de sua caminhada, sendo nossos líderes o exemplo frente a esses valores. As práticas de Compliance inseridas no modelo de gestão se aplicam aos integrantes de todas as entidades, em qualquer nível hierárquico e demais pessoas físicas ou jurídicas com as quais mantenham relacionamento. Alinham-se ainda ao propósito de zelar pela valorização das pessoas, mantendo um ambiente de trabalho ético e seguro sempre buscando relacionamentos íntegros, transparentes e responsáveis, sejam com pessoas físicas ou jurídicas.
Nesse sentido, reafirmamos o compromisso com uma atuação ética, íntegra e transparente, primando pela conformidade dos processos, robustecendo os controles internos, visando assegurar o fortalecimento da Governança Corporativa, focando sempre na longevidade dos negócios, preservação da imagem e reputação das entidades que compõem o Sistema FIEB, tendo a confiança como o seu principal alicerce.
Convido a todos para que conheçam o nosso Programa de Compliance e assumam conosco o compromisso de uma atuação ética, íntegra e transparente, no desenvolvimento dos nossos negócios e atividades, importantes para a sociedade como um todo.Ricardo Alban, Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB
Programa de Compliance
O Programa de Compliance constitui um conjunto de procedimentos e de controles internos, com o objetivo de prevenção, detecção e resposta frente aos possíveis riscos de condutas irregulares que contrariem os preceitos do Código de Conduta Ética, das normas, das Políticas, dos processos internos, da Lei Anticorrupção e das legislações direcionadas aos negócios e objetivos das entidades do Sistema FIEB, nas relações entre público interno, público externo e demais partes interessadas.
O compromisso com os atendimentos legais e regulamentares, aliados com a ética, integridade, transparência e valorização das pessoas nas atividades desenvolvidas pelas entidades, é evidenciado e norteado pelo Programa de Compliance através do Código de Conduta Ética, Política de Compliance, Política de Fornecedores, Política Anticorrupção, Política de Due Diligence de Integridade, Política de Gestão de Riscos Corporativos e a LGPD.
Clique aqui para visualizar o vídeo do Programa de Compliance
Clique aqui para visualizar o Código de Conduta Ética
Clique aqui para visualizar a Política de Compliance
Clique aqui para visualizar a Política Anticorrupção
Clique aqui para visualizar a Política de Fornecedores
Clique aqui para visualizar a Política Due Diligence de Integridade (DDI)
Clique aqui para visualizar a Política de Gestão de Riscos Corporativos
Governança
As entidades do Sistema FIEB buscam aperfeiçoar o seu sistema de gestão, atuando em convergência com as melhores práticas de governança corporativa, pautadas nos princípios da transparência, equidade e respeito para com as partes interessadas, levando a efeito a prestação de contas (accountability) e a responsabilidade corporativa.
A concepção do Programa de Compliance visa promover a modernização e adaptabilidade da Governança Corporativa às melhores práticas de Compliance e Gerenciamento de Riscos, contribuindo com a sustentabilidade e longevidade dos negócios, ações e projetos das entidades do Sistema FIEB.
Governança de Compliance
O Compliance, como um dos pilares da Governança Corporativa, contribui para o fortalecimento da gestão, reforçando o compromisso das entidades do Sistema FIEB a agirem com ética, integridade e transparência.
A Governança de Compliance contempla na sua estrutura, dentre outros, os Conselhos/Diretorias, o Comitê de Ética, o Comitê de Controles Internos e Compliance e a Gerência de Controladoria e Compliance, com o propósito de disseminar os princípios e valores do Sistema FIEB, alinhados com os interesses corporativos e prestando contas de sua atuação às partes interessadas.
Comitê de Controles Internos e Compliance
O Comitê de Controles Internos e Compliance é um órgão de caráter permanente, de assessoramento aos órgãos colegiados e executivos, que tem por objetivo garantir a atuação das entidades do Sistema FIEB em aderência às normas internas e externas aplicáveis às suas atividades, primando pela adoção de políticas e medidas voltadas ao aprimoramento dos controles internos, à gestão de riscos e cumprimento dos padrões éticos, de integridade e transparência, em observância às boas práticas de Governança Corporativa e em aderência ao Programa de Compliance.
Gerência de Controladoria e Compliance
A Gerência de Controladoria e Compliance exerce a Função de Compliance, atuando com independência, autonomia e imparcialidade, mediante ações colaborativas com o Comitê de Controles Internos e Compliance e o Comitê de Ética, bem como, mantém relacionamentos com as demais gerências e áreas, fomentando o engajamento dos integrantes para assegurar que o programa seja seguido por todos.
Função de Compliance
Atribuições
- Gerir o Programa de Compliance;
- Disseminar a cultura ética, de integridade e de conformidade, assegurando a comunicação e treinamento às partes interessadas;
- Manter permanente assessoramento frente a funções e responsabilidades internas quanto aos requisitos do Programa de Compliance;
- Assessorar as áreas administrativas e de negócios na gestão de riscos de Compliance;
- Acompanhar o dinamismo do ambiente regulatório para assessoramento interno na implantação e revisão de políticas e procedimentos;
- Monitorar o desempenho do Programa de Compliance, mediante acompanhamento de indicadores e realização de auditorias;
- Gerir o Canal de Ética e realizar o monitoramento das apurações e da aplicação de eventuais medidas disciplinares;
- Implementar melhorias contínuas no Programa de Compliance;
- Submeter o relatório anual ao Presidente dos Conselhos das Entidades do Sistema FIEB, com síntese dos resultados das atividades de compliance, recomendações e providências.
Partes Interessadas
- Sindicados, Diretores e Conselhos de Representantes
- Sociedade
- Dirigentes das Entidades
- Fornecedores e Clientes
- Órgãos Reguladores/CN/DN
- Órgãos de Controle Externo
- Conselhos Deliberativos, Fiscais e Comissões de Contas
- Gerências e Áreas Internas
Pilares
1
Compromisso da Alta Administração
2
Avaliação de Riscos
3
Código de Conduta Ética e Políticas de Compliance
4
Comunicação Treinamento e Cultura
5
Controles Internos
6
Canal de Denúncias
7
Investigações Internas
8
Due Diligence
9
Monitoramento e auditoria
10
Diversidade e inclusão
Canal de Ética
As entidades do Sistema FIEB conduzem suas atividades de forma ética, defendendo os princípios fundamentais de respeito à transparência e integridade. Assim, disponibilizam o Canal de Ética para que todas as partes interessadas possam esclarecer dúvidas e reportar qualquer tipo de atitude inadequada, tais como um ato ilícito ou violações ao Código de Conduta Ética, normativos internos e legislações aplicáveis.
Neste processo, é assegurado ao denunciante a completa confidencialidade, preservação das informações e a proibição de retaliação, de qualquer forma.
Clique aqui para acessar o Canal de Ética
Os reportes também podem ser realizados por:
– E-mail: comitedeetica@fieb.org.br
– Endereço:
Comitê de Ética
Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB
Rua Edístio Pondé, 342 (Stiep) Salvador/BA – 41.770-395
Prestando Contas à Sociedade
Os princípios da governança corporativa atrelado ao programa de Compliance encontra sua correlação no sentido de tornar sua conduta cotidiana, as informações e os dados divulgados decorrentes da relação interna, com terceiros e fornecedores, acessíveis nessa relação bem como fidedignos. Assim, o Sistema FIEB, pautado nos seus Valores, se compromete a continuar prestando contas à sociedade, divulgando seus atos e resultados com transparência e responsabilidade.