Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

Programa de Compliance

Mensagem do Presidente

Com a Implantação do nosso Programa de Compliance, as entidades FIEB, SESI, SENAI, IEL e CIEB, reforçam seu compromisso com a ética, integridade, transparência e combate à corrupção, convergindo com os princípios e valores institucionais consolidados ao longo de sua caminhada, sendo nossos líderes o exemplo frente a esses valores. As práticas de Compliance inseridas no modelo de gestão se aplicam aos integrantes de todas as entidades, em qualquer nível hierárquico e demais pessoas físicas ou jurídicas com as quais mantenham relacionamento. Alinham-se ainda ao propósito de zelar pela valorização das pessoas, mantendo um ambiente de trabalho ético e seguro sempre buscando relacionamentos íntegros, transparentes e responsáveis, sejam com pessoas físicas ou jurídicas.

Nesse sentido, reafirmamos o compromisso com uma atuação ética, íntegra e transparente, primando pela conformidade dos processos, robustecendo os controles internos, visando assegurar o fortalecimento da Governança Corporativa, focando sempre na longevidade dos negócios, preservação da imagem e reputação das entidades que compõem o Sistema FIEB, tendo a confiança como o seu principal alicerce.

Convido a todos para que conheçam o nosso Programa de Compliance e assumam conosco o compromisso de uma atuação ética, íntegra e transparente, no desenvolvimento dos nossos negócios e atividades, importantes para a sociedade como um todo.Ricardo Alban, Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB

Programa de Compliance

O Programa de Compliance constitui um conjunto de procedimentos e de controles internos, com o objetivo de prevenção, detecção e resposta frente aos possíveis riscos de condutas irregulares que contrariem os preceitos do Código de Conduta Ética, das normas, das Políticas, dos processos internos, da Lei Anticorrupção e das legislações direcionadas aos negócios e objetivos das entidades do Sistema FIEB, nas relações entre público interno, público externo e demais partes interessadas.

O compromisso com os atendimentos legais e regulamentares, incorporados com a ética, integridade, transparência e valorização das pessoas na condução das atividades desenvolvidas pelas entidades são evidenciados e norteados pelo Código de Ética, Programa de Compliance e suas políticas internas.

Clique aqui​ para visualizar o vídeo do Programa de Compliance

Clique aqui​ para visualizar o Código de Conduta Ética​​

Clique aqui​ para visualizar a Política de Compliance

Clique aqui​ para visualizar a Política Anticorrupção

Clique aqui para visualizar a Política de Fornecedores

Governança

As entidades do Sistema FIEB buscam aperfeiçoar o seu sistema de gestão, atuando em convergência com as melhores práticas de governança corporativa, pautadas nos princípios da transparência, equidade e respeito para com as partes interessadas, levando a efeito a prestação de contas (accountability) e a responsabilidade corporativa.

A concepção do Programa de Compliance visa promover a modernização e adaptabilidade da Governança Corporativa às melhores práticas de Compliance e Gerenciamento de Riscos, contribuindo com a sustentabilidade e longevidade dos negócios, ações e projetos das entidades do Sistema FIEB.

Governança de Compliance

O Compliance, como um dos pilares da Governança Corporativa, contribui para o fortalecimento da gestão, reforçando o compromisso das entidades do Sistema FIEB a agirem com ética, integridade e transparência.

A Governança de Compliance contempla na sua estrutura, dentre outros, os Conselhos/Diretorias, o Comitê de Ética, o Comitê de Controles Internos e Compliance e a Gerência de Controladoria e Compliance, com o propósito de disseminar os princípios e valores do Sistema FIEB, alinhados com os interesses corporativos e prestando contas de sua atuação às partes interessadas.

Comitê de Controles Internos e Compliance

O Comitê de Controles Internos e Compliance é um órgão de caráter permanente, de assessoramento aos órgãos colegiados e executivos, que tem por objetivo garantir a atuação das entidades do Sistema FIEB em aderência às normas internas e externas aplicáveis às suas atividades, primando pela adoção de políticas e medidas voltadas ao aprimoramento dos controles internos, à gestão de riscos e cumprimento dos padrões éticos, de integridade e transparência, em observância às boas práticas de Governança Corporativa e em aderência ao Programa de Compliance.

Gerência de Controladoria e Compliance

A Gerência de Controladoria e Compliance exerce a Função de Compliance, atuando com independência, autonomia e imparcialidade, mediante ações colaborativas com o Comitê de Controles Internos e Compliance e o Comitê de Ética, bem como, mantém relacionamentos com as demais gerências e áreas, fomentando o engajamento dos integrantes para assegurar que o programa seja seguido por todos.

Função de Compliance

Atribuições
  • Gerir o Programa de Compliance;
  • Disseminar a cultura ética, de integridade e de conformidade, assegurando a comunicação e treinamento às partes interessadas;
  • Manter permanente assessoramento frente a funções e responsabilidades internas quanto aos requisitos do Programa de Compliance;
  • Assessorar as áreas administrativas e de negócios na gestão de riscos de Compliance;
  • Acompanhar o dinamismo do ambiente regulatório para assessoramento interno na implantação e revisão de políticas e procedimentos;
  • Monitorar o desempenho do Programa de Compliance, mediante acompanhamento de indicadores e realização de auditorias;
  • Gerir o Canal de Ética e realizar o monitoramento das apurações e da aplicação de eventuais medidas disciplinares;
  • Implementar melhorias contínuas no Programa de Compliance;
  • Submeter o relatório anual ao Presidente dos Conselhos das Entidades do Sistema FIEB, com síntese dos resultados das atividades de compliance, recomendações e providências.
Partes Interessadas
  • Sindicados, Diretores e Conselhos de Representantes
  • Sociedade
  • Dirigentes das Entidades
  • Fornecedores e Clientes
  • Órgãos Reguladores/CN/DN
  • Órgãos de Controle Externo
  • Conselhos Deliberativos, Fiscais e Comissões de Contas
  • Gerências e Áreas Internas


Pilares

1

Compromisso da Alta Administração

2

Avaliação de Riscos

3

Código de Conduta Ética e Políticas de Compliance

4

Comunicação Treinamento e Cultura

5

Controles Internos

6

Canal de Denúncias

7

Investigações Internas

8

Due Diligence

9

Monitoramento e auditoria

10

Diversidade e inclusão

Canal de Ética

As entidades do Sistema FIEB conduzem suas atividades de forma ética, defendendo os princípios fundamentais de respeito à transparência e integridade. Assim, disponibilizam o Canal de Ética para que todas as partes interessadas possam esclarecer dúvidas e reportar qualquer tipo de atitude inadequada, tais como um ato ilícito ou violações ao Código de Conduta Ética, normativos internos e legislações aplicáveis.

Neste processo, é assegurado ao denunciante a completa confidencialidade, preservação das informações e a proibição de retaliação, de qualquer forma.

Clique aqui​ para acessar o Canal de Ética​​

Os reportes também podem ser realizados por:

– E-mail: comitedeetica@fieb.org.br

–  Endereço:

Comitê de Ética

Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB

Rua Edístio Pondé, 342 (Stiep) Salvador/BA – 41.770-395

Prestando Contas à Sociedade

Os princípios da governança corporativa atrelado ao programa de Compliance encontra sua correlação no sentido de tornar sua conduta cotidiana, as informações e os dados divulgados decorrentes da relação interna, com terceiros e fornecedores, acessíveis nessa relação bem como fidedignos. Assim, o Sistema FIEB, pautado nos seus Valores, se compromete a continuar prestando contas à sociedade, divulgando seus atos e resultados com transparência e responsabilidade.