Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

O Sistema FIEB

Somos o que fazemos

São 75 anos promovendo e apoiando ações que miram no crescimento, inovação e avanço da competitividade industrial baiana, proporcionando o desenvolvimento da indústria regional e investindo na valorização, qualificação e promoção da qualidade de vida dos trabalhadores da indústria e de seus dependentes. Esse é o propósito da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB, entidade privada com sede em Salvador, formada pelos 44 sindicatos patronais da indústria baiana e que representa mais de 1.500 empresas de diversos segmentos. 

Sob a liderança da FIEB, o Sistema Indústria na Bahia é formado ainda pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pelo Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB). Todas essas entidades atuam conjuntamente e de maneira integrada, disponibilizando serviços em áreas relevantes para a sociedade, como educação, saúde, lazer, qualificação profissional, informação especializada, desenvolvimento e inovação tecnológica. 

A FIEB é uma das 27 federações que integram a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade nacional representativa do setor industrial brasileiro.  

Instutuições Formadoras do sistema FIEB

Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB)

Reúne as empresas industriais do Estado, tendo como atribuição atuar no apoio e fortalecimento das micro, pequenas e médias empresas. É sua tarefa ainda promover a interiorização dos serviços prestados pelo Sistema FIEB, contribuindo para melhorar as condições de atratividade e competitividade de regiões estratégicas da Bahia, bem como oferecer Programa de Benefícios para os associados CIEB, com condições especiais e serviços idealizados para contribuir com o crescimento sustentável, garantindo também vantagens competitivas. Para atingir suas atribuições, a instituição desenvolve seminários, encontros empresariais, workshops, sondagens empresariais e atende a demandas de empresários, desde estudos econômicos a demandas jurídicas, fiscais, tributárias e de gestão administrativa.

Serviço Social da Indústria (SESI-BA)

Desenvolvendo ações em duas vertentes, Educação e Promoção da Saúde, o SESI oferece formação de qualidade contextualizada com o mundo do trabalho. Para isso, busca diversificar a oferta de educação básica regular para jovens e adultos, articulada com a educação profissional e continuada, focada em competências alinhadas às estratégias da empresa e ajustadas às necessidades atuais e futuras da indústria. Além disso, promove a construção de ambientes de trabalho seguros, saudáveis e mais produtivos, oferecendo às indústrias serviços de Segurança e Saúde, Vida Saudável e Responsabilidade Social, bem como programas e projetos culturais. Parceiro da indústria, o SESI opera em toda a Bahia, através de 15 unidades de negócio, 8 clínicas e 3 agências distribuídas nas regiões de maior concentração de indústrias.

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-BA)

O foco está na promoção da educação profissional e tecnológica, na inovação e transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria baiana. Entre as áreas de atuação do SENAI estão a educação profissional, a prestação de serviços técnicos e tecnológicos, a pesquisa aplicada e a consultoria. A entidade está sempre criando iniciativas que ajudam a indústria do Estado a ser mais competitiva, a ter maior flexibilidade de produção e gerenciamento para o alcance dos resultados. São 21 unidades fixas na Bahia, com infraestrutura de qualidade reconhecida pelo mercado, equipamentos modernos e laboratórios que são utilizados para produzir conhecimento e desenvolver mais tecnologia.

Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA)

Caminhar ao lado da indústria, auxiliando empresas a ganharem em competitividade. O IEL, por meio de linhas de atuação de Desenvolvimento de Carreiras e de Desenvolvimento Empresarial, oferece serviços que, aplicados individual ou simultaneamente, ajudam a melhorar os processos internos da empresa e colaboram com o seu crescimento. Em parceria com diversas organizações de conhecimento, o Instituto conecta o sistema educacional baiano à empresas da Bahia por meio de amplos serviços e ações, como capacitação empresarial, interação entre empresas e universidades, apoio à inovação tecnológica e ao empreendedorismo. Com sede em Salvador, conta também com 11 unidades localizadas estrategicamente no Estado.

Onde Estamos