Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

Dia da Indústria

Sabia que cada R$ 1 produzido na indústria gera R$ 1,44 na economia baiana? Esse é o papel multiplicador da indústria, que transforma matérias-primas em produtos de valor. A indústria responde por 21,8% do PIB, 57% da arrecadação do ICMS e emprega mais de 300 mil pessoas por toda a Bahia, contribuindo para o desenvolvimento do estado e para os sonhos de vida das pessoas.

Crédito Foto BASF: Raul Golinelli/GOVBA

A indústria baiana na atualidade

Indústria tem novas áreas de expansão

Após quase três anos de queda, a Bahia registrou o “tombo” de 14,3% na produção física da sua Indústria de Transformação em 2021, de acordo com dados da PIM-PF. No primeiro trimestre desde ano, porém, o setor começa e se recuperar, com cerca de 3,5% de aumento na produção. Clique aqui para ler a matéria completa.

Bahia precisa qualificar 350 mil trabalhadores em ocupações industriais até 2025

Desse total, 270 mil já têm uma formação ou estão inseridos no mercado de trabalho, mas devem se atualizar. Outros 80 mil precisarão de formação inicial. Clique aqui para ler a matéria completa.

Indústria representa 21% do PIB do estado da Bahia, aponta IBGE

Nem sempre lembramos, mas por trás de produtos do nosso cotidiano está o trabalho da indústria. De acordo com a Secretaria do Trabalho (RAIS 2020), a indústria baiana responde por 16,6% do emprego formal no estado. Clique aqui para ler a matéria completa.

Qual a situação atual da indústria baiana?

Os dados mais recentes sobre o setor industrial na Bahia e sua presença na economia baiana. Clique aqui para ler o documento completo.