Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

Meio Ambiente e Responsabilidade Social

Apresentação

Responsabilidade socioambiental: compromisso e estratégias

A FIEB, por meio da Gerência de Meio Ambiente e Responsabilidade Social –GMARS, vinculada à GEDI, Gerência Executiva de Desenvolvimento Industrial, tem o desafio de estimular a postura protagonista das indústrias, promovendo mobilizações empresariais para fortalecer a Defesa de Interesses do setor, a partir da formulação de diretrizes e estratégias que embasam os processos decisórios, relacionados às questões socioambientais que afetam diretamente as indústrias do estado da Bahia.

A GMARS disponibiliza serviços gratuitos, via Portal Virtual Assessoria FIEB Online, com o objetivo de apoiar e assessorar as empresas no atendimento de Requisitos Mercadológicos e Legais Ambientais/Sanitários, assim como de Responsabilidade Social Empresarial.

Na vertente Ambiental/Sanitária, o foco da Assessoria está em apoiar as empresas nos processos de licenciamento e encaminhamento destes, visando dar maior qualidade técnica a estes e, consequentemente, contribuir para maior agilidade na emissão das licenças das empresas.

Na vertente de Responsabilidade Social Empresarial, por meio do Banco de Práticas Sustentáveis da Indústria Baiana FIEB, é dado suporte às empresas na elaboração de projetos que atendam os requisitos da sustentabilidade (pilares: social, ambiental e econômico) com o objetivo de valorizar as práticas adotadas pelas empresas.

Outra assessoria disponibilizada está associada aos Bancos de Articulações Sociais FIEB, que incentivam o voluntariado, apoiando projetos comunitários e possibilitando que excedentes de produção, doações, materiais recicláveis e/ou reutilizáveis, sejam transformados em benefícios sociais.

De maneira a contribuir para evidenciar a transparência e fortalecer o engajamento com as partes interessadas, a GMARS também elabora instrumentos de comunicação, a exemplo do Relatório de Sustentabilidade FIEB.

EN PT