Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

Meio Ambiente e Responsabilidade Social

Bancos de Articulações Sociais

Essa iniciativa visa incentivar e dar visibilidade junto à sociedade, às práticas de responsabilidade social empresarial, adotadas pela indústria baiana, em articulação com ONGs e outros parceiros institucionais, estimulando o apoio em situações de crise (pandemia, enchentes, etc) e a projetos sociais, por meio de trabalho voluntário, doações em dinheiro, alimentos, equipamentos, assim como, de materiais recicláveis e/ou reutilizáveis, contribuindo também para transformar excedentes de produção em benefícios sociais.  

As atividades desenvolvidas na operacionalização dos Bancos são:

  • Identificação de material pós consumo e outros da indústria.
  • Articulação, proposição e incentivo de ações voluntárias e projetos sociais.
  • Estabelecimento de parcerias visando potencialização das ações: Empresas, ONGs, Organismos Financiadores.
  • Gestão da informação por meio de portal virtual: ofertas e demandas de resíduos/materiais, ações voluntárias e projetos comunitários.
  • Assessoria às empresas para que o recurso a ser disponibilizado para doação possa ser deduzido do Imposto de Renda a pagar.

Bancos de Articulações Sociais Ativos

  • VESTUÁRIO – Doações de tecidos, aparas, fardamentos, além de outros produtos que possam ser utilizados em processos artesanais de corte, costura e confecção de materiais tais como bolsas, nécessaire, entre outros.  (*) As peças utilizadas em reciclagem precisam estar limpas/higienizadas para a doação.
  • RESÍDUOS DE MATERIAIS ELETRÔNICOS – Doações de materiais eletrônicos (computadores, mouses, teclados, entre outros componentes) e entregar às instituições que realizem capacitações e/ou transformação desses materiais em benefícios sociais.
  • PROJETOS SOCIAIS – Iniciativas de apoio em situações de crise (pandemia, enchentes, etc); trabalho voluntário, doações em dinheiro, alimentos, equipamentos, assim como, de materiais recicláveis e/ou reutilizáveis visando contribuir para minimizar as consequências do desequilíbrio socioeconômico.

Cadastro

Empresas que desejam cadastrar ações de doações já realizadas, ou que tem interesse em fazer doações, acesse o link a seguir.

ONGs, Associações, Clubes de Mães, etc – entidades filantrópicas interessadas em receber doações e desenvolver trabalhos aderentes com o plano de trabalho dos bancos sociais cadastre-se aqui.

Outras instituições que podem contribuir atuando com voluntariado, projetos comunitários, acadêmicos aplicados, realização de palestras/cursos cadastre-se aqui.

Com essa ação, em alinhamento com o compromisso assumido com o Pacto Global, a FIEB reforça esforços junto à indústria baiana para favorecer um ambiente mais justo e inclusivo socialmente no nosso estado!