Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

25 de maio de 2023

FIEB comemora Dia da Indústria com propostas para Legislativo e Executivo

FIEB FIEB 75 anos

Data foi marcada pelo lançamento da Pauta Mínima do Setor Industrial Baiano e da 10ª edição da Agenda Legislativa da Indústria

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) comemorou nesta quinta-feira, 25.05, o Dia da Indústria e seus 75 anos. A sessão comemorativa marcou a reunião mensal da entidade e foi marcada por homenagens, com a concessão da Medalha de Ordem do Mérito Industrial ao ex-senador Roberto Muniz, e a entrega da Pauta Mínima do Setor Industrial Baiano Junto ao Poder Executivo Estadual e da 10ª edição da Agenda Legislativa da Indústria do Estado da Bahia 2023.

O governador Jerônimo Rodrigues e o presidente da Assembleia Legislativa Adolfo Menezes participaram da cerimônia e receberam os documentos das mãos do presidente da FIEB, Ricardo Alban, na presença da diretoria, parlamentares e convidados.

A Pauta Mínima do Setor Industrial Baiano foi entregue por Ricardo Alban ao governador Jerônimo Rodrigues Fotos: Valter Pontes/;Sistema FIEB

O governador lembrou que o governo já vem dialogando com a FIEB e destacou a confluência de propostas. “Com esta pauta mínima, que contém alguns pontos importantes, nós já encaminhamos que em 15 dias vamos voltar a nos encontrar para que nossas equipes técnicas possam dialogar e assim construir uma agenda de trabalho”, destacou.

Jerônimo também lembrou a recente eleição do presidente da FIEB para dirigir a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que, no seu entendimento, irá reforçar a representatividade da Bahia no cenário nacional.

Para o governador, as propostas encaminhadas pela FIEB são “sugestões que visam criar Um ambiente favorável à economia da Bahia”.

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes, também destacou a contribuição da FIEB com a entrega da Agenda Legislativa e pontou que a Assembleia também está mobilizada para acolher as sugestões elencadas.

Adolfo Menezes recebe do presidente Ricardo Alban a Agenda Legislativa Foto: Valter Pontes

O presidente da AL lembrou a importância da indústria para a Bahia e falou do empenho da Casa Legislativa no andamento destas propostas. “Os deputados têm consciência da importância da indústria na geração de riquezas e estaremos unidos para promover o entendimento entre Legislativo e Executivo para viabilizar estes projetos”, declarou o presidente da ALBA.

PROPOSTAS

Em sua primeira edição, o objetivo da FIEB ao elaborar a Pauta Mínima do Setor Industrial Baiano foi de contribuir com o governo do Estado para a construção de um ambiente econômico mais sustentável, competitivo e socialmente inclusivo.

A Agenda Legislativa da Indústria do Estado da Bahia, que está na 10ª edição, reúne as principais pautas de interesse da indústria em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia.

Ao todo, tramitam no Legislativo estadual 25 proposições consideradas de maior impacto para a indústria. Destacam-se, entre elas, cinco proposições, que tratam de temas como Defesa do Contribuinte, Infraestrutura, Desoneração de Investimento, Reforma do Estado e Segurança e Saúde no Trabalho.

Ambos os documentos são elaborados pela Superintendência da FIEB e são resultado do acompanhamento que a entidade realiza junto aos poderes, como parte das ações de defesa de interesse dos sindicatos associados à Federação.

O presidente da FIEB, Ricardo Alban, destaca que a intenção da FIEB, tanto com a edição da Agenda Legislativa, como da Pauta Mínima é de contribuir com informações técnicas para auxiliar o Parlamento e o Executivo na elaboração de normas que viabilizem a reindustrialização do estado por meio de um crescimento sustentável.

“A Bahia precisa estar em linha com as novas exigências globais relativas ao desenvolvimento tecnológico e a pautas ambientais e, por meio deste documento, a FIEB dá a sua contribuição para que as ações do poder público estejam em sintonia com as demandas dos diversos atores da sociedade, e no caso em pauta, a indústria”, destaca Alban.

Vladson Menezes, superintendente da FIEB, gestor da área responsável pela elaboração da Agenda Legislativa do Estado da Bahia, lembra que o documento é um meio de apresentar o posicionamento acerca dos principais projetos de lei em andamento na Assembleia Legislativa.

 “É uma forma de dialogar e mostrar aos deputados por que a gente apoia ou rejeita determinado projeto e o que deve ser feito no sentido de sugerir uma alteração, não apenas para atender aos interesses da indústria, mas também da sociedade baiana”, explica Menezes.

MEDALHA DO MÉRITO INDUSTRIAL

Amaro Sales (FIERN), Roberto MUniz, Angelo Calmon de Sá e Ricardo Alban

O chanceler da Ordem do Mérito Industrial junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI) e presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, entregou ao ex-senador Roberto Muniz, a insígnia da Ordem do Mérito Industrial.

Na ocasião, ele lembrou que a indústria, que sempre teve papel fundamental para o desenvolvimento do país, é ainda mais relevante neste momento em que enfrentamos os desafios das mudanças climáticas, dos avanços das tecnologias digitais e da reestruturação das cadeias globais de valor.

Ao fazer a entrega da medalha ao ex-senador Roberto Muniz, ele ressaltou que apenas 10 personalidades são agraciadas com a Medalha a cada ano. “São pessoas que têm o mérito reconhecido nacionalmente, pela relevância das suas ações e serviços em apoio ao setor”, afirmou.

O homenageado, Roberto Muniz, reafirmou o seu compromisso com a indústria baiana, afirmando que o país precisa de diálogo para avançar nas suas áreas prioritárias. Ele fez menção aos que o antecederam nesta missão, a exemplo do ex-presidente da FIEB, Carlos Gilberto Faria, e o diretor da FIEB, Adalberto Coelho, falecidos em 2014 e 2023, respectivamente, e citou o esforço do próprio presidente Ricardo Alban, que irá assumir a presidência da CNI em outubro.

“Chegar até aqui e receber este reconhecimento é um honra. Eu tive a oportunidade de conviver e atuar junto a pessoas que viram coisas em mim, habilidades, que eu não via. Nem eu acreditei que chegaria onde estou hoje e sou muito grato”, afirmou.

Leia Também:

25.05.2023 - Dia da Indústria | 75 anos FIEB- Reunião de Diretoria

Notícias relacionadas