25 de maio de 2023

Roberto Muniz é homenageado com a Ordem do Mérito Industrial

FIEB FIEB 75 anos
Amaro Sales (FIERN), Roberto MUniz, Angelo Calmon de Sá e Ricardo Alban Foto: Valter Pintes/Coperphoto/Sistema FIEB

Em solenidade que marcou o Dia da Industria e os 75 anos da FIEB, realizada nesta quinta-feira (25.05), em Salvador, na sede da entidade, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) homenagearam o ex-senador Roberto de Oliveira Muniz, com a medalha de Ordem do Mérito Industrial.

A Ordem é a mais importante honraria concedida pela indústria brasileira às pessoas que, com seus exemplos e ideias, contribuem para o fortalecimento do setor e o desenvolvimento econômico do país.

Muniz tem um histórico de protagonismo na defesa de projetos prioritários para a indústria, entre os quais a nova Lei de Licitações, repasse de recursos do Sistema S para previdência social e regras para instauração de processo administrativo.

No caso específico da Bahia, o ex-senador trabalhou na mobilização de recursos para a implantação do Instituto de Tecnologias da Saúde (ITS) do SENAI CIMATEC.

O chanceler da Ordem do Mérito Industrial junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI) e presidente do Sistema FIERN (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte), Amaro Sales de Araújo, entregou ao ex-senador Roberto Muniz, a insígnia da Ordem do Mérito Industrial.

Na ocasião, ele lembrou que a indústria, que sempre teve papel fundamental para o desenvolvimento do país, é ainda mais relevante neste momento em que enfrentamos os desafios das mudanças climáticas, dos avanços das tecnologias digitais e da reestruturação das cadeias globais de valor.

Ao fazer a entrega da medalha ao ex-senador Roberto Muniz, ele ressaltou que apenas 10 personalidades são agraciadas com a Medalha a cada ano. “São pessoas que têm o mérito reconhecido nacionalmente, pela relevância das suas ações e serviços em apoio ao setor”, afirmou.

O homenageado, Roberto Muniz, reafirmou o seu compromisso com a indústria baiana, afirmando que o país precisa de diálogo para avançar nas suas áreas prioritárias. Ele fez menção aos que o antecederam nesta missão, a exemplo do ex-presidente da FIEB, Carlos Gilberto Faria, e o diretor da FIEB, Adalberto Coelho, falecidos em 2014 e 2023, respectivamente, e citou o esforço do próprio presidente Ricardo Alban, que irá assumir a presidência da CNI em outubro.

“Chegar até aqui e receber este reconhecimento é uma honra. Eu tive a oportunidade de conviver e atuar junto a pessoas que viram coisas em mim, habilidades, que eu não via. Nem eu acreditei que chegaria onde estou hoje e sou muito grato”, afirmou.

BIOGRAFIA

Roberto Muniz é engenheiro civil, formado pela Universidade Federal da Bahia com especialização em engenharia econômica, atualmente cursando Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade na linha de Sustentabilidade, na Fundação Getúlio Vargas (FGV).  Possui experiência em grandes empresas do setor de construção e infraestrutura, tendo atuado também no setor público nas três esferas de gestão: municipal, estadual e federal. No momento atual realiza Consultoria em diversas áreas.

Já exerceu os cargos de Senador da Republica, Presidente Executivo da ABCON (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto), Secretário Executivo do Ministério das Cidades, Secretário no Estado da Bahia da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária e da Secretaria de Trabalho e Ação Social, Deputado Estadual por dois mandatos, Prefeito e Vice-Prefeito, Secretário Municipal de Planejamento e Turismo, Secretário de Esporte, Cultura e Lazer do Município de Lauro de Freitas na Bahia.

Participou como presidente ou membro de diversos Conselhos e Órgãos Colegiados, concluiu os cursos de Programa de Desenvolvimento de Conselheiros para empresas privadas (PDC) e Programa para Conselheiros de Estatais, ambos realizados na Faculdade Dom Cabral (FDC), bem como o curso de Coach (Professional Executive Coach Certification) na Sociedade Latino Americana de Coach (SLAC). Atualmente como consultor, atua na função de Diretor de Relação Institucional Sustentabilidade e Comunicação da GS Inima Brasil.