25 de maio de 2023

FIEB entrega Pauta Mínima do Setor Industrial ao governador Jerônimo Rodrigues

FIEB FIEB 75 anos

Como parte da programação dos 75 anos da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e do Dia da Indústria, celebrados nesta quinta-feira (25.05), o governador Jerônimo Rodrigues recebeu a Pauta Mínima do Setor Industrial Baiano Junto ao Poder Executivo Estadual.

O documento aponta os principais desafios do setor produtivo e elenca pontos-chaves para a transformação necessária ao desenvolvimento do estado, prioritariamente nas áreas de ambiente de negócios e desburocratização; meio ambiente e recursos hídricos; e infraestrutura.

As demandas elencadas englobam ações de competência de várias pastas do governo do Estado, com destaque para as secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), da Fazenda (Sefaz), do Planejamento (Seplan), de Infraestrutura (Seinfra), de Meio Ambiente (Sema), de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) e a Casa Civil.

Na área de Ambiente de Negócios e desburocratização, entre as medidas sugeridas pela FIEB, estão a criação e edição de dispositivos do regime jurídico dos bens imóveis do estado; a modernização das técnicas de georreferenciamento dos distritos industriais; a renovação da licença ambiental do CIA e o apoio à criação do Código de Defesa do Contribuinte.

Já no campo do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a FIEB sugere investimentos em tecnologias para integração dos sistemas, Plano de Sustentabilidade no Polo Industrial de Camaçari e o apoio para a transição energética/descarbonização da indústria baiana, que terá a primeira fábrica de hidrogênio Verde do país operando, ainda este ano.

Com relação à infraestrutura, um antigo gargalo do setor produtivo, é preciso investir em melhorias na malha rodoviária do estado, nos serviços de transportes em Salvador, RMS e Feira de Santana e no fornecimento de água e saneamento, criação do Conselho Estratégico de Infraestrutura e avanço em obras estratégicas, como a FIOL (Ferrovia de Integração Oeste Leste).

CONFIRA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA

Vladson Menezes, superintendente da FIEB fala sobre a Pauta Mínima entregue ao Governo do Estado