Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

22 de maio de 2024

Sistema FIEB investe na sinergia entre entidades para oferecer serviços de excelência à indústria

DIA DA INDÚSTRIA Indústria Sistema FIEB
Sistema aposta em integração e sinergia entre suas casas para melhor atender à indústria baiana. Imagem: Sistema FIEB.

Criado para representar, apoiar e promover a indústria baiana, o Sistema FIEB tem como principal foco para 2024 investir na sinergia entre as entidades que o compõem – FIEB, SESI, CIMATEC, SENAI, CIEB e IEL -, fortalecendo as conexões e articulações entre elas. Para alcançar esse objetivo, cada entidade tem investido no seu desenvolvimento interno e trabalhando em parceria com as demais para oferecer soluções cada vez mais completas às empresas, de forma mais prática e com menores custos.

 Colocar essa sinergia em prática envolve a otimização de processos e o enfrentamento de diferentes desafios. A superintendente de serviços corporativos da FIEB, Larissa Saraiva, explica que a sua área atua com o objetivo de desenvolver condições para que as entidades do Sistema possam operar da melhor forma. “Nosso propósito está vinculado a entregar infraestrutura adequada, redução de custos e ganhos de produtividade nos processos internos, que estão totalmente relacionados à entrega final ao cliente”, afirma. Para isso, suas metas incluem a implantação de novos sistemas tecnológicos, inclusive com o uso de IA (inteligência artificial), revisitação e melhoria de processos existentes, concepção e entrega de espaços físicos, projetos vinculados a eficiência hídrica e energética, revisitação de modelos de gestão, além de outros projetos específicos, como programas voltados para a saúde dos colaboradores. 

 Um exemplo concreto de como a sinergia funciona é a atuação conjunta entre o SESI, SENAI e IEL, que hoje chega às diferentes regiões do estado graças ao processo de interiorização. E a chegada do Sistema FIEB a uma cidade do interior provoca a abertura de um mundo de oportunidades. Para a indústria local, representa a possibilidade de aproveitar de maneira mais próxima e direta os muitos serviços oferecidos pela Federação nas mais variadas áreas. Para as pessoas, incluindo os jovens, oferece a chance de mudar de vida através da educação de qualidade, capacitação profissional e ainda usufruir da assistência à saúde. 

Segundo o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, a interiorização é um processo contínuo e importante para promover a descentralização da planta industrial do estado, ainda muito concentrada na região metropolitana de Salvador. Para isso há um plano de investimento arrojado, incluindo a construção de novas escolas e unidades integradas do SESI e SENAI, além da ampliação de unidades já existentes tanto na capital quanto no interior e do desenvolvimento do complexo Cimatec, referência nacional em pesquisa e inovação. 

 “O principal impacto da chegada do Sistema FIEB a uma cidade é aproximar todos os serviços que disponibilizamos para as indústrias de uma forma muito mais presente, muito mais continuada. Esse conjunto de ações faz com que a presença da FIEB dê mais competitividade às empresas, melhorando o ambiente de negócios através de sua presença e de sua relação com os órgãos públicos”, afirma Passos. 

O plano de expansão continua em 2024. No SESI há a previsão da construção de novas unidades, como as escolas de Alagoinhas, Guanambi e Jequié, além da ampliação das escolas de Itapagipe, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Luís Eduardo Magalhães e Barreiras. A área de SST – Saúde e Segurança no Trabalho também faz parte do escopo de ações do SESI que avançam pelo interior do estado. “Ainda este ano, vamos inaugurar uma unidade de serviços em SST em Jequié, no dia 4 de junho. Já inauguramos a unidade de Teixeira de Freitas e estamos nos instalando em Guanambi. Nesta área, provemos inúmeras soluções e tecnologias para a indústria, visando à redução e prevenção de acidentes e gestão da saúde e qualidade de vida do trabalhador.”, explica Armando Neto, superintendente do SESI Bahia. 

<< Presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, em Agenda da Indústria em Feira de Santana, onde se reuniu com empresários da região. Foto: Sérgio Pedreira/Coperphoto/Sistema FIEB.

Os investimentos contemplam também a educação profissional. O SENAI vai ampliar a escola técnica de Feira de Santana, estará na unidade integrada em Alagoinhas, e, segundo o presidente Carlos Henrique Passos, está buscando terrenos para construção de equipamentos em Lauro de Freitas, Salvador, e Santo Antônio de Jesus. 

Mas não é só a estrutura física que cresce. Patrícia Evangelista, superintendente executiva de Educação do SENAI, destaca que as iniciativas estratégicas da entidade para  2024 incluem o fortalecimento das iniciativas de inovação e empreendedorismo da educação profissional; a diversificação do portfólio com incremento de cursos cada vez mais atrativos aos alunos e mais aderentes às demandas das empresas industriais; potencialização da conexão entre alunos e ex-alunos com as empresas, visando ampliar o acesso a oportunidades de estágio, emprego e geração de renda; e a consolidação do posicionamento do SENAI Bahia como parceiro estratégico das redes públicas de ensino na oferta de programas de formação profissional, entre outras. 

Complexo Cimatec em expansão. Na imagem, o SENAI Cimatec, em Salvador. Foto: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB.

 O Cimatec, principalmente através do Cimatec Park, evolui e inclui novos raios de atuação através de convênios para a instalação de diferentes projetos de pesquisa e inovação. “O Cimatec Park hoje praticamente está quase sendo duplicado em relação à sua planta original, inaugurada no final de 2019”, conta Passos. “Não podemos esquecer do Cimatec Sertão, já lançado e com processos em desenvolvimento, mas que a sua ampliação, a sua efetivação em Conceição do Coité, aguarda o processo de conclusão da aquisição da área pelo Governo do Estado. E ainda temos o Cimatec Aeroespacial, o Cimatec Digital, o Cimatec do Mar. Todos eles, no seu tempo, receberão investimentos do Sistema para poderem acolher os serviços que serão prestados “, acrescenta.

 Mais saúde e segurança 

A área de saúde e segurança também traz novidades em 2024. O SESI Viva+ Regulariza e-social foi criado para apoiar o atendimento às normas do e-social. Tem foco na microempresa, mas pode atender também empresas médias e grandes. O superintendente executivo de SST do SESI, Amélio Miranda, explica que o produto tem valor subsidiado em mais de 40% e, por isso, oferece um valor bem mais atrativo que a média do mercado. Além do Regulariza e-social, o Viva+ conta agora com novos painéis voltados para a área de gestão.

Outro destaque deste ano são os Projetos Setoriais de SST, criados a partir do desafio colocado pelo presidente para identificar os segmentos mais complexos nos atendimentos de saúde e segurança e que necessitavam de maior atenção nos processos visando a prevenção de acidentes e doenças. O produto oferece às empresas, de forma gratuita, diagnóstico e soluções customizadas usando como referência as normas de cada segmento, contribuindo para a melhoria do ambiente de trabalho, com mais segurança e adequação às normas legais. 

O SESI Bahia desenvolveu também o SESI Saúde Acolhe – Atenção primária à saúde, voltado para o bem-estar físico e mental do trabalhador a partir de um olhar integral, com abordagem multidisciplinar, visando a prevenção e tratamento de doenças. O processo envolve acolhimento com equipe que inclui médico da família, psicólogo, nutricionista, enfermeiro e técnico de enfermagem, com atendimento contínuo que permite uma resolução de 80 a 85% dos problemas ligados à saúde, com um custo otimizado. O programa inclui cuidados com a saúde mental, saúde da mulher, saúde do homem, abordagem às questões de álcool e outras drogas, hábitos e estilo de vida , entre outros fatores relacionados à saúde. “Acreditamos muito nesse produto, na sua consolidação no mercado junto às empresas industriais contribuindo para redução de custos em saúde e para uma população saudável e produtiva”, afirma Amélio Miranda. 

 A saúde mental do trabalhador também é o centro do programa nacional do Mentis 360, que envolve aplicação de questionário com os trabalhadores, a partir do qual é realizado um levantamento do perfil geral da empresa e feedbacks personalizados para cada pessoa, com direcionamento para atendimento quando for necessário. O produto não tem custo para as empresas”. 

SESI oferece serviços de Saúde e Segurança do Trabalho para empresas e trabalhadores. Foto Antônio Cavalcanti_Coperphoto_Sistema FIEB. >>>

Notícias relacionadas