20 de maio de 2024

FIEB comemora nesta quinta-feira o Dia da Indústria

DIA DA INDÚSTRIA FIEB

Programação será marcada pela entrega da Medalha Luiz Tarquínio, o lançamento da Agenda Legislativa e do novo posicionamento de Comunicação do Sistema FIEB

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) realiza, nesta quinta-feira, 23.05, às 18h, no SENAI Cimatec, evento do Dia da Indústria, cuja data é comemorada em 25 de maio.  Na oportunidade, o presidente Carlos Henrique Passos concederá ao presidente da Confederação Nacional da Indústria, Ricardo Alban, a Medalha Luiz Tarquínio, maior honraria da indústria do estado.

A medalha reconhece personalidades brasileiras e estrangeiras que tenham contribuído para o desenvolvimento da industrialização baiana. Fazem parte da lista de homenageados, nomes como os empresários José Corgosinho de Carvalho Filho, Norberto Odebrecht, Orlando Moscozo Barreto de Araújo, Carlos Gilberto Cavalcante Farias, dentre outros (veja aqui a lista completa).

A comemoração marca ainda o lançamento da Agenda Legislativa da Indústria do Estado da Bahia 2024, publicação elaborada anualmente pela FIEB, contendo os principais projetos que tramitam no Legislativo estadual, com impacto no setor industrial. Nesta edição, foram priorizadas 23 proposições nas áreas de Política Urbana, Infraestrutura e Meio Ambiente, Tributário e Econômico e Interesse Setorial.

O documento contém uma Pauta Mínima que destaca os cinco projetos de lei mais relevantes para a indústria, sendo a FIEB convergente com quatro deles. As proposições tratam da regulamentação estadual da Lei de Liberdade Econômica, do Código de Defesa do Contribuinte, do incentivo ao uso de energia solar, da criação do Programa Estadual de Segurança Hídrica e da obrigatoriedade de contratação de bombeiros civis.

O objetivo da FIEB é auxiliar o Legislativo na construção de políticas públicas que recoloquem a indústria baiana como principal vetor de desenvolvimento do estado, inserindo-o no processo de neoindustrialização nacional e contribuindo para a geração sustentável de emprego e renda.