20 de maio de 2024

ARTIGO: Jubileu da Medalha do Mérito Industrial Luiz Tarquínio

DIA DA INDÚSTRIA FIEB Indústria
Medalha Luiz Tarquínio Foto: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB

Por Marcus Verhine, secretário geral da Comissão da Medalha Mérito Industrial Luiz Tarquínio

Com o objetivo de premiar personalidades brasileiras e estrangeiras que tenham contribuído para o desenvolvimento da industrialização baiana, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) criou, há 50 anos, a Medalha do Mérito Industrial Luiz Tarquínio. A escolha do nome de Luiz Tarquínio como patrono da láurea sinaliza claramente o compromisso da FIEB em valorizar o progresso econômico e social proporcionado pelo setor industrial.

Empresário icônico e visionário, Luiz Tarquínio foi um líder empresarial que participou ativamente do debate sobre temas tributários e financeiros de interesse da sociedade. Tarquínio se notabilizou pela fundação, em 1891, da Companhia Empório Industrial do Norte e pela criação da Vila Operária, anexa à fábrica, composta por residências, centro médico, creche, escola de alta qualidade, armazém para abastecimento, dentre outros equipamentos direcionados aos seus colaboradores. A visão moderna e socialmente responsável de Luiz Tarquínio é uma referência para o setor industrial do estado.

O regulamento da Medalha do Mérito Industrial Luiz Tarquínio estabelece um limite anual de concessões e tem sido, ao longo dos anos, cumprido com rigor e responsabilidade. Entre 1976 e 2023, 26 medalhas foram concedidas, sendo 25 do quadro efetivo (destinado a brasileiros) e uma do quadro especial (para personalidades estrangeiras). Fazem parte dessa seleta lista de agraciados, os empresários José Corgosinho de Carvalho Filho, Norberto Odebrecht, Orlando Moscozo Barreto de Araújo, Carlos Gilberto Cavalcante Farias, dentre outros (ver lista abaixo).

Neste ano, a comissão da Medalha, cuja liderança é do presidente da FIEB, e conta com representantes institucionais da FIEB, SESI e SENAI, decidiu agraciar o ex-presidente da FIEB e atual presidente da CNI, Antonio Ricardo Alvarez Alban. Primeiro baiano a ocupar a presidência da CNI neste século, Alban é sócio-diretor da fábrica de biscoitos Tupy e presidente do Sindicato da Indústria do Trigo, Milho, Mandioca, Massas Alimentícias e de Biscoitos do Estado da Bahia.

No período em que esteve à frente da FIEB, Alban fortaleceu a atuação do Cimatec, expandiu as atividades do Sistema FIEB para o interior do estado, com a construção de unidades integradas nas principais cidades do interior, e apoiou a inovação, a implementação da indústria 4.0 e projetos de energias renováveis.

Nota-se que a decisão da comissão da Medalha do Mérito Industrial não poderia ser mais aderente ao espírito que motivou a FIEB a escolher Luiz Tarquínio como seu patrono: além do trabalho destacado em prol do setor industrial baiano, Alban simboliza a esperança no progresso e na neoindustrialização do Brasil.

Confira a lista de todos os agraciados com a Medalha Luiz Tarquínio