Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

28 de maio de 2026

Embaixador da Índia visita FIEB para identificar parcerias comerciais

Reunião na sede da FIEB. Foto: Divulgação / Sistema FIEB


Em visita a Salvador, o embaixador da Índia no Brasil, Dinesh Bhatia, esteve em reunião com o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, para identificar oportunidades de parcerias e cooperação comercial e tecnológica entre o seu país e a Bahia.

Na oportunidade, o presidente da FIEB destacou a possibilidade de parcerias na área de energia. “A Bahia tem grande potencial na chamada indústria verde. Nossa ideia é atrair investimentos nesta área para o estado”, comentou.

O embaixador da Índia sinalizou que o país também tem interesse em parcerias com a Bahia. “Estamos fazendo muitos investimentos em outros países, em gás, petróleo e fertilizantes”, pontuou.

Balança Comercial

Levantamento elaborado pelo Observatório da Indústria aponta que a relação comercial entre Bahia e Índia vem ganhando importância nos últimos anos. O país asiático representa um mercado estratégico para a Bahia devido ao crescimento acelerado de sua economia e à elevada demanda por insumos industriais e matérias-primas.

Em 2025, a Bahia registrou US$ 133,50 milhões em vendas para a Índia, concentrada, sobretudo, em produtos do setor químico e petroquímico, além de celulose, cobre e produtos agrícolas.

Já as importações da Índia para o estado baiano totalizaram US$ 57,10 milhões no ano passado, incluindo principalmente produtos químicos, insumos industriais, máquinas e itens farmacêuticos.

Notícias relacionadas