29 de abril de 2022

SESI lança ferramenta para ajudar MPE a cumprir NR1

Nacional Novidades SESI
Painel de lançamento do projeto Sesi Facilita PGR teve representantes do governo e do Conselho Federal de Contadores (CFC). Crédito: Fábio Pinheiro.

No dia 28 de abril celebra-se o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Aproveitando a data, o Serviço Social da Indústria – SESI lançou a plataforma SESI Facilita PGR. A ferramenta consiste num autosserviço on-line, destinado aos empresários de micro e pequenos negócios, para que esses desenvolvam gratuitamente o programa de gerenciamento de riscos (PGR), exigido pela Norma Regulamentadora n.º 1 (NR1), aprovada pela Portaria SEPRT nº 6.730, em 2020.

A plataforma conta com sistema de inteligência artificial com mais de 240 atividades industriais. Ele traz um formulário para que as empresas informem seu ramo de atividade e a própria plataforma apresenta um rol de processos produtivos que podem ser desenvolvidos, com mapeamento de possíveis riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

Os usuários precisam apenas selecionar os processos que existem efetivamente na empresa, incluir setores e relacionar os funcionários que estão em cada processo produtivo. O sistema se encarrega de fazer as correlações e listar os possíveis perigos existentes em cada processo para que seja realizada a avaliação de riscos.

O sistema sugere as ações necessárias para que a empresa possa elaborar seu plano de ação para reduzir os riscos encontrados. A solução integra a plataforma Sesi Viva + e apoia os empresários de micros e pequenas indústrias no atendimento à legislação de segurança e saúde no trabalho com um sistema inovador, sem custo e fácil de usar.

“O SESI Facilita é fácil de usar e contribui para com o processo de desburocratização e simplificação das normas regulamentadoras, trazendo mais autonomia para o micro ou pequeno empreendedor atender a legislação”, afirma a gerente de negócio de Segurança do Trabalho do SESI BA, Maria Fernanda Faiçal.

Atualização – Das 37 normas regulamentadoras que existiam, duas foram revogadas e 15 atualizadas no processo de revisão desenvolvido pela Comissão Tripartite Paritária Permanente, formada por representantes da CNI, Indústria e trabalhadores. De acordo com a gerente executiva das Relações de Trabalho da CNI, Sylvia Lorena Sousa, 11 delas ainda estão em processo de análise. “Desde 2019, estamos num processo de revisão das normas regulamentadoras, numa discussão tripartite e técnica com o governo e os trabalhadores, focando na simplificação e desburocratização, sem perder de vista a garantia da segurança”, afirmou.

*Com informações da assessoria de comunicação do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)