Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

22 de maio de 2026

FIEB lança 13ª edição da Agenda Legislativa da Indústria da Bahia

Agenda Legislativa da Indústria FIEB
Documento foi lançado na reunião de diretoria da FIEB. Foto: Wilson Sabadin/ Coperphoto/ Sistema FIEB

O lançamento da 13ª edição da Agenda Legislativa da Indústria do Estado da Bahia, nesta quinta-feira, 21.05, antecipou as ações comemorativas do Dia da Indústria, celebrado em 25 de maio. O documento foi entregue pelo presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, ao deputado estadual Eduardo Salles, que representou a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Ivana Bastos, no evento.

A cerimônia contou com a presença do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban. “O diálogo com a Assembleia é fundamental para viabilizar a construção de políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento”, pontuou.

O presidente da FIEB também ressaltou a relevância da interação entre o setor produtivo e o setor público. “Lançamos esse documento anualmente nessa ação que representa o compromisso da FIEB com o diálogo e com a construção de políticas públicas que contribuam para o crescimento econômico da Bahia”, frisou.

Já o deputado estadual Eduardo Salles reforçou a importância da sinergia entre a ALBA e os setores produtivos. “Esse é um evento muito importante que demonstra a interação entre a Assembleia Legislativa e a Federação das Indústrias. Também temos essa agenda com os demais setores produtivos. A Assembleia tem um papel fundamental na defesa da população, na geração de emprego e renda e isso passa pelo setor produtivo, que é o grande gerador de empregos”, afirmou.

Sobre a Agenda Legislativa da Indústria

Essa edição reúne 24 projetos de lei de maior impacto para o setor industrial baiano em tramitação na ALBA, e apresenta posicionamento técnico da FIEB, baseado em análises e contribuições dos conselhos temáticos, sindicatos e áreas técnicas da instituição. Dos projetos acompanhados, a FIEB apresenta posição convergente em 11 e divergente em 13.

“Acompanhamos de perto o processo legislativo e buscamos contribuir tecnicamente para o aperfeiçoamento do ambiente de negócios e para a formulação de políticas públicas alinhadas ao desenvolvimento da Bahia”, ressaltou o superintendente da FIEB, Vladson Menezes.

O documento também destaca os cinco projetos considerados prioritários na “Pauta Mínima da Indústria”, que possuem maior potencial de impacto na competitividade e no ambiente de negócios no estado.

Dois deles são de autoria do deputado Diego Castro. “Tudo o que vier para promover liberdade econômica, desburocratização e facilitar a vida de quem empreende, investe e faz a roda da economia girar está nas nossas prioridades. Estamos abertos a sugestões, inclusive para melhorar esses projetos que estão em fase de tramitação e ainda podem ter contribuições”, disse o parlamentar.

PROJETOS DA PAUTA MÍNIMA

VEJA AQUI O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA

Notícias relacionadas