Presidente do Conselho Nacional conhece projetos do SESI Bahia
Vagner Freitas teve encontro com o presidente da FIEB e tem uma agenda de visitas a unidades do SESI
Com o objetivo de conhecer as experiências de cada departamento regional para transformar as boas práticas em política nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), o presidente do Conselho Nacional do SESI, Vagner Freitas, está na Bahia para uma agenda de encontros e visitas a unidades do SESI de Salvador.
O primeiro compromisso foi uma reunião com o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos. Durante o encontro, o diretor superintendente do SESI Bahia, Armando da Costa Neto, que estava acompanhado dos superintendentes executivos de Educação e Cultura, Cléssia Lobo, de Saúde e Segurança na Indústria, Amélio Miranda, e do conselheiro do SESI Bahia, Carlos Cohim Silva, fez uma apresentação, elencando os principais planos de expansão e projetos do SESI na Bahia.
Nos próximos anos o SESI projeta a ampliação de unidades e a oferta de serviços na capital e interior, dentre eles, o de Atenção Primária em Saúde (APS), o mais novo produto do SESI voltado para a gestão da saúde do trabalhador da indústria.
“O SESI tem uma produção, tanto em educação quanto em saúde do trabalhador nos estados e a ideia que a gente tem é juntar experiências para ajudar numa política nacional de educação e saúde do trabalhador, que é o papel do SESI em nível nacional”, destacou Vagner Freitas.
Há pouco mais de um ano à frente do Conselho Nacional, a proposta de Vagner Freitas é que o conselho tenha um papel ativo e efetivo nos projetos, quer seja como participante das propostas que vêm dos estados, como também atuando para abrir portas junto aos órgãos públicos federais, pela capacidade que o Conselho de fazer esta interlocução. “A nossa ideia é também aprender com as experiências dos Estados”, acrescentou.
Carlos Henrique Passos destacou a oportunidade de poder receber na Bahia o presidente do Conselho Nacional do SESI e apresentar os principais projetos do SESI da Bahia. “Apresentamos também algumas ideias para que, como presidente do Conselho Nacional, possa pensar e participar junto conosco. Saímos daqui esperançosos de que juntos podemos fazer mais pelos trabalhadores e pela indústria baiana”.
O presidente da FIEB, e que também responde pelo Conselho Regional do SESI Bahia, destacou o mais novo produto do SESI na Bahia, o APS, que busca trabalhar a saúde não como doença, mas a partir da prevenção. “Nosso projeto de atenção à prevenção primária é importante para que as empresas possam ter menor índice de absenteísmo, que o trabalhador tenha melhor qualidade de vida, e, com isso, também, a gente possa ter um custo menor para a saúde, tanto no bolso do trabalhador, como também para a empresa, o que é compatível com a realidade do Brasil”, arrematou.
A programação de Vagner Freitas na Bahia inclui visita à Escola SESI Bernardo Martins Catharino, no bairro de Itapagipe, e à Estação Ciência; à Escola SESI Djalma Pessoa e Instituto SESI de Saúde e Segurança no Trabalho, no bairro de Piatã, ao SENAI Cimatec e ao Teatro SESI.
A programação se encerra nesta quarta-feira, dia 21.2, quando o presidente do Conselho Nacional visitará a Escola SESI Reitor Miguel Calmon, localizada no bairro do Retiro, e a Escola Modelo Luís Eduardo Magalhães que sedia o Projeto Vira Vida, voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social.
O Vira Vida é uma iniciativa idealizada originalmente pelo Conselho Nacional do SESI, mas que é mantida atualmente pelo SESI Bahia com recursos próprios, em parceria com instituições públicas e privadas, do Sistema S na Bahia, além de empresas.