24 de março de 2023

Uneb e IEL promovem feira como foco no mercado de trabalho

IEL

Programação da 1ª Feira de Trabalhabilidade contou com conferência, palestras, minicursos, oficinas e roda de conversa.

Roda de conversa reuniu agentes de integração e empresas. Foto: Reprodução TV UNEB.

Os desafios e oportunidades para os jovens no mercado de trabalho foram discutidos na 1ª Feira de Trabalhabilidade, realizada na segunda-feira (20.03). Com o tema Universidade, Trabalho e as Perspectivas das Juventudes, o evento foi promovido pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia).

A programação, realizada de forma híbrida, contou com oficinas de carreiras, palestras voltadas a orientação profissional, minicursos sobre empreendedorismo, elaboração e gestão de projetos, oficinas e rodas de conversas. O público pode acompanhar as atividades presencialmente nos campi de Salvador e Barreiras. Pela internet, os participantes puderam assistir às palestras, que foram transmitidas no canal da TV UNEB no YouTube. Já as oficinas e minicursos foram realizados através da Plataforma Microsoft Teams.

Entre as atividades estavam palestras e oficinas realizadas pela equipe de Carreiras do IEL Bahia. O psicólogo e analista do IEL, Afonso Almeida, ministrou oficina sobre as novas competências necessárias ao mercado de trabalho. Em outra atividade, a psicóloga e analista do IEL, Daniela Melo, ministrou oficina sobre a rede social LinkedIn. Já a analista Larissa Santos, do IEL Barreiras, ministrou oficina sobre elaboração de currículo.

Estágio

Em uma roda de conversa com agentes de integração e empresas, a analista do IEL, Ana Carla Persi, falou sobre a importância dos programas de estágio para o desenvolvimento profissional dos estudantes. “O estágio é um ato educativo, desenvolvido em um ambiente empresarial, para que os estudantes possam colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, aliando teoria e prática”, ressaltou. Ela destacou, ainda, a importância da atuação de todos os atores – instituições de ensino, agentes de integração, empresas e estudantes – para o sucesso do estágio e o desenvolvimento profissional.

Mediada pela analista do IEL, a roda de conversa contou com a participação de Pedro Neto (Super Estágios), Priscila do Amaral (Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE), Adriano Barbosa (empresa Softwell), Cícera Ramos (SE7E Cursos Centro Tecnológico), Leilane Santana (empresa Kofre Tecnologia) e Tales Silveira (empresa Contribute). Os participantes falaram sobre as tendências de mercado e novas formas de trabalho, como o home office, além dos impactos da pandemia no processo de recrutamento e seleção de estagiários.

Exposição

No evento, empresas e agentes de integração parceiros contaram com um espaço para divulgar seus programas de carreiras e oportunidades de vagas. Entre as empresas parceiras estavam a Continental, Kofre Tecnologia, Se7e Cursos, Softline, Softwell, Bracell, Chescoved e a Assespro BA.