3 de abril de 2024

SENAI premia projetos inovadores de estudantes de Feira de Santana

SENAI

Grand Prix de Inovação estimulou alunos a apresentarem propostas para desafios da indústria

No total, 90 estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem industrial básica do SENAI Feira de Santana participaram da iniciativa. Foto: Sérgio Pedreira / Coperphoto/ Sistema FIEB.

O SENAI Bahia premiou três projetos desenvolvidos por estudantes de Feira de Santana que foram vencedores do Grand Prix de Inovação, iniciativa que tem como objetivo buscar soluções para desafios propostos pela Indústria. A premiação aconteceu no dia 27.03, na unidade da Pirelli no município, quando foi realizado o Demoday, evento de encerramento da maratona de inovação.

O diretor regional do SENAI Bahia, Evandro Mazo, ressaltou a importância do Grand Prix de Inovação tanto para os estudantes, quanto para as empresas parceiras. “A iniciativa é uma prática educacional que engaja o aluno a aplicar, na prática, o conhecimento desenvolvido nos seus cursos de formação para resolver problemas reais da indústria. Essa maratona de inovação também coloca as empresas parceiras em contato com novos talentos, contribuindo para a identificação e contratação de profissionais”, destaca.

No Demoday, as equipes finalistas apresentaram seus projetos para os gestores da empresa. Uma banca avaliadora analisou a viabilidade de implementação das soluções e definiu o projeto vencedor do Grand Prix de Inovação. O primeiro lugar foi para a o projeto Acesso Seguro, apresentado por Giulia Cardoso, Carlos Augusto de Oliveira, Filipe Evangelista, Leandro Rodrigues e Marcela Eduarda Peixoto.

“Foi uma experiência incrível, a gente pode conhecer novas pessoas, trabalhar com opiniões e visões diferentes. Foi uma oportunidade para aprender a trabalhar em equipe e desenvolver uma solução para um problema real da indústria. Depois de muita pesquisa e estudo, conseguimos colocar em prática todas as ideias que tivemos”, comemora Giulia Cardoso, aluna do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas.

Em segundo lugar ficou o projeto MAP Inovation – Manipulador universal, apresentado por Jonatas Souza, Ana Valéria Santana, Franciele Oliveira, Gabriela Pinheiro e Oscar de Oliveira Júnior. “Foi uma experiência única em que pudemos conhecer mais da rotina de uma empresa. Ter o suporte dos professores do SENAI e da equipe da Pirelli foi muito importante para que pudéssemos aprimorar nosso projeto”, comenta Ana Valéria Santana, estudante do curso técnico de Administração.

A terceira colocação foi para o projeto Remy, segura papel dinâmico, proposta dos estudantes João Paulo Oliveira, Maria José Santos, Mariane de Oliveira, Ruan de Jesus e Yasmin Rodrigues. João Paulo Oliveira, que é aluno do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas, avaliou a experiência do Grand Prix como positiva. “É bastante desafiador, já que nos fez sair da zona de conforto e explorar novos horizontes. Nos faz enxergar os problemas da indústria e trabalhar na resolução”, conta.

Parceria

Essa foi a primeira edição do Grand Prix SENAI de Inovação em parceria com a Pirelli. No total, 90 estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem industrial básica do SENAI Feira de Santana participaram da iniciativa, entre os dias 4 e 8 de março. Divididos em 18 equipes multidisciplinares, eles desenvolveram e apresentaram ideias para solucionar desafios reais propostos pela empresa de pneus situada em Feira de Santana.

“Essa foi uma parceria muito importante do SENAI com a Pirelli. Para os nossos alunos, foi uma oportunidade de atuar em equipes multidisciplinares e colocar em prática todo o aprendizado dos cursos técnicos”, pontuou Fernanda Pinto, coordenadora da área de Educação Profissional do SENAI em Feira de Santana.

O Grand Prix SENAI de Inovação (GP) é um dos programas da Saga SENAI de Inovação. A iniciativa é uma corrida de inovação aberta, em que equipes multidisciplinares, formadas por estudantes e profissionais da indústria parceira se unem para criar, prototipar e desenvolver soluções inovadoras para desafios reais do setor.

Nesta edição, participaram estudantes dos cursos de Desenvolvimento de Sistemas, Eletromecânica, Administração, Química, Logística, Segurança do Trabalho, Manutenção Automotiva, Operador de processo de transformação de borracha e Eletrotécnica.