13 de junho de 2022

SENAI CIMATEC firma acordo com Universidade de Coimbra

Centro Universitário SENAI CIMATEC CIMATEC
O diretor do SENAI CIMATEC, Leone Peter, e o presidente da FIEB, Ricardo Alban, representaram a instituição Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

O Centro Universitário SENAI CIMATEC celebrou na última quinta-feira (09), em Coimbra, Portugal, um acordo de cooperação técnico-científica com a Universidade de Coimbra, para promover intercâmbio entre as duas instituições, em particular nas áreas de sistemas de energia e de eficiência energética.

O Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni da Universidade de Coimbra, João Nuno Calvão da Silva, recebeu na Sala do Senado a comitiva composta pelo Presidente da Federação das Indústria do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, o Reitor do Centro Universitário SENAI CIMATEC, Leone Andrade, o Vice-Reitor do Centro Universitário SENAI CIMATEC, Luis Breda, a responsável pelo Escritório Internacional SENAI CIMATEC, Greta Almeida Fernandes Moreira, o pesquisador líder do departamento de Química e Meio Ambiente, José Luis Gonçalves de Almeida, o pesquisador líder do Instituto SENAI de Inovação em Conformação e União de Materiais (ISI C&UM) no SENAI CIMATEC, Rodrigo Coelho, e a pesquisadora sénior do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Thereza Aquino.

De acordo com Ricardo Alban, o convênio com a Universidade de Coimbra, atende à estratégia de ampliação de parcerias do Centro Universitário SENAI CIMATEC com universidades internacionais. Atualmente, o Centro Universitário tem convênio com universidades da Alemanha, França e Estados Unidos. “Não podíamos jamais deixar de ter essa parceria com a Universidade de Coimbra, que hoje é a terceira universidade mais conceituada pela UNESCO. O fato de falarmos a mesma língua facilitará o intercâmbio do conhecimento e o entrosamento cultural. Esperamos que possa ser o mais abrangente possível”, afirmou o Presidente da FIEB.

O Vice-Reitor do Centro Universitário SENAI CIMATEC, Leone Andrade, lembrou que além do intercambio de alunos, “devemos implementar na nossa futura Universidade SENAI CIMATEC, o intercambio inverso, para recebermos alunos de graduação da Universidade de Coimbra, além do intercâmbio de professores”.