Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

1 de junho de 2023

SENAI capacita jovens mulheres para trabalhar na indústria petroquímica

Educação Qualificação SENAI

Instituição oferece Curso de Aprendizagem Técnico em Petroquímica para Jovens Aprendizes contratadas da Acelen.

Estudantes vão concluir a formação em 2025 e estarão aptas a assumir funções diferentes em processos petroquímicos. Foto: Divulgação SENAI.

Com o Ensino Médio concluído em 2020, Emily Ribeiro, 19, esperava uma oportunidade para atuar na indústria. A chance surgiu com um processo seletivo para participar de um programa para Jovens Aprendizes, lançado pela companhia gestora da Refinaria de Mataripe, que inclui o curso gratuito de Técnico em Petroquímica.

“Vi nesse processo a chance que eu esperava e, quando eu soube que estava selecionada, sabia que tinha que me dedicar ao máximo, ainda mais sendo mulher. Porque sempre gostei do meio industrial, mas tenho consciência que ainda é um setor dominado pelos homens”, diz determinada a jovem, que mora em São Francisco do Conde.

Ela é uma das 40 jovens mulheres que integra este programa Jovem Aprendiz da Acelen, exclusivo para mulheres de 18 a 21 anos e que residam em Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Catu e Ilhas de Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos, localidades próximas à refinaria.

A formação técnica, oferecida em parceria com o SENAI Bahia, em Candeias, tem como objetivo ampliar a participação de mulheres nesta área de trabalho. Serão quase três mil horas de aula e jornada diária de quatro a oito horas, a depender da fase do curso. A conclusão está prevista para fevereiro de 2025.

“Ao terminarem a formação, as estudantes estarão aptas a operar sistemas de produção, controlar a operação e ainda realizar testes e ensaios em produtos e processos petroquímicos”, explica a coordenadora do Curso Técnico em Química e Petroquímica do SENAI Bahia, Lígia Gomes.

Parceria consolidada – Acelen e SENAI Bahia são parceiros de longa data. Em abril de 2022, a empresa assinou um contrato de R$ 8,6 milhões para a realização de cursos inéditos e pesquisas voltadas para o setor de refino e eficiência hídrica (com o SENAI CIMATEC). Ao todo, foram 380 vagas para Qualificação Profissional de Operador de Refino de Petróleo e para manutenção. Desse total, 340 participantes já concluíram.

>> Ao lado, a aluna Emily Ribeiro, 19 anos.

Notícias relacionadas