17 de novembro de 2023

Representante do NAC Bahia participa de encontro de gestores no Maranhão

Crédito FIEB NAC

Representantes de 15 estados participaram do encontro e levaram cases de sucesso, a exemplo da Bahia

Foto: Divulgação/NAC-FIEB

Com informações da Ascom/FIEMA

Com o objetivo de fortalecer a rede de acesso ao crédito, compartilhar cases de sucesso regionais, identificar oportunidades de melhoria e definir estratégias para 2024, foi realizado, nos dias 9 e 10 de novembro, o encontro nacional de gestores do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC). O encontro aconteceu em São Luís, no Maranhão, durante a realização da 5ª edição da Expo Indústria 2023 no MultiCenter Negócios e Eventos.

Realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) foi a primeira vez que o encontro aconteceu fora da capital do país e reuniu representantes do NAC de 15 estados. O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, destacou que o Encontro contribui para o fortalecimento da indústria nacional e o impulsionamento de seu crescimento nos próximos anos.

O gerente de Política Econômica da CNI, Fábio Guerra, destacou a atuação do NAC em todo Brasil e como ele tem contribuído positivamente para as empresas com assessoramento e expertise. Um dos principais pontos de discussão foi a busca por melhores condições de financiamento e acesso ao crédito para as indústrias brasileiras com palestra sobre Garantias em Crédito e Financiamento e as Oportunidades Financeiras para o Mercado Externo, além de reuniões com os representantes do Banco Nacional do Desenvolvimento Económico e Social (BNDES), FINEP, SICOOB e CRED FIEMG.

O NAC Bahia foi representado por Jaciara Oliveira, líder da regional do município de Alagoinhas, que apresentou as ações e resultados, hoje referência nacional na atuação da rede.

O superintendente do SICOOB CREDIFIEMG, Bruno Fraga, destacou a FIEB como parceiro principal da cooperativa, representando cerca de 8% da sua carteira de crédito e com perspectivas de replicar o modelo de sucesso com a Bahia para outros estados.

Maria Aparecida Bogado, consultora e integrante da equipe que idealizou a rede NAC, relatou a importância da atuação no interior do estado para o micro e pequeno empresário e elogiou a referência de trabalho desempenhado pela Bahia.

SOBRE O NAC

Coordenado pela CNI, funciona como uma estrutura de atendimento desde 2016, a partir das federações de indústrias. Desde a sua criação, a rede NAC realizou mais de 11,8 mil atendimentos e auxiliou as micro, pequenas e médias empresas a contratar mais de R$ 320 milhões de crédito.