Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

20 de março de 2024

Redução de 0,5 p.p na Selic é positiva para retomada do crescimento.

FIEB
Redução Selic

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) avalia como positiva a decisão da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em reduzir a taxa Selic em 0,5 p.p. Embora previsível, a decisão aponta para a continuidade do processo de flexibilização da política monetária. Destacamos como importante a manutenção do ritmo de queda da taxa SELIC, de forma que os juros possam alcançar níveis compatíveis para a retomada do crescimento sustentado, mantendo a estabilidade dos preços e conduzindo a inflação para meta. Destaca-se que a taxa de juros básica no Brasil continua em nível elevado, 10,75% aa, com uma taxa real superior a 6% aa, uma das mais altas do mundo. 

O IPCA está em trajetória cadente atualmente: acumula em 12 meses 4,50% até fevereiro de 2024 e as projeções sinalizam que seguirá em queda, terminando este ano em 3,76%. Este resultado está na meta de inflação (4,50%), mostrando que a política de flexibilização monetária está no caminho correto.

Entendemos que a flexibilização da política monetária é um passo importante para que o país retome a trajetória de crescimento, com a ampliação dos investimentos, a geração de mais empregos e renda, que foram fortemente impactados nos últimos anos. Assim, novos cortes de juros não são apenas desejáveis, mas imprescindíveis para que o processo de retomada do crescimento da economia se consolide. 

Notícias relacionadas