4 de novembro de 2021

Prevenção: trabalhadoras do setor de vestuário realizam exames gratuitos

Saúde e Segurança no Trabalho SESI

Ação outubro rosa é uma parceria dos sindicatos das indústrias do setor com o SESI

Em 2021, mais de 66 mil novos casos de câncer de mama devem ser registrados no Brasil, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Este é o tipo de câncer mais incidente em mulheres de todas as regiões do país, após o câncer de pele não melanoma. Ciente deste cenário, os sindicatos das indústrias de vestuário de Salvador e de Feria de Santana, em parceria dos com o Serviço Social da Indústria (SESI), realizaram a ação Outubro Rosa.

Mais de 100 trabalhadoras foram atendidas no Condomínio Bahia Têxtil, em Salvador. Foto: Divulgação / Sindivest

“Essa atividade está no nosso calendário anual e é importante para possibilitar que as trabalhadoras consigam cuidar da saúde. Este ano a adesão foi muito boa, contamos até com a participação de trabalhadoras do município de Camaçari”, comentou o presidente do Sindicato da Indústria de Vestuário e Artefatos de Joalheria e Bijuteria do Estado da Bahia (Sindvest), Hari Hartmann.

Em Salvador, mais de 100 trabalhadoras tiveram a oportunidade de realizar exame de ultrassom mamária gratuita na iniciativa, realizada nos dias 29.10 e 01.11, no Condomínio Bahia Têxtil, na Cidade Baixa. Uma delas foi a assistente administrativa Rita Jesus Coelho. Com 54 anos, ela participou da iniciativa pela terceira vez. “Infelizmente nem todo mundo tem acesso fácil a um exame de ultrassonografia ou mamografia. Essa ação é importante para que as pessoas tenham acesso e consigam cuidar da saúde”, avaliou.

Em Feira de Santana, a ação será realizada nos dias 09 e 10 de novembro, na unidade do SESI no município. “A mão de obra do nosso setor é majoritariamente feminina. Com essa ação, as trabalhadoras têm a oportunidade de se precaver contra uma doença que mata anualmente muitas mulheres no Brasil e no mundo. Essa parceria com o SESI contribui para a prevenção e o diagnóstico precoce”, destacou o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Feira de Santana e Região (Sindvest Feira), Edison Nogueira.

A gerente do SESI Lucaia, Andreia Araújo, ressalta que a iniciativa se desdobra em outras etapas, pois caso algum caso suspeito seja identificado, a instituição realiza o acompanhamento e encaminhamento. “A partir dos resultados, se tiver alguma alteração, o SESI faz um segundo exame para confirmação, além de uma consulta médica para orientação e encaminhamento da paciente para a rede de referência para tratamento de câncer de mama”, ressalta.

Conscientização

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 13% dos casos de câncer de mama em 2020 no Brasil poderiam ser evitados pela redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida, em especial, da inatividade física. Por isso, a programação da ação Outubro Rosa também inclui palestra educativa com uma enfermeira do SESI sobre os cuidados com a saúde da mulher.

Enfermeira do SESI ministrou palestra sobre os cuidados com a saúde da mulher.

“Essa ação educativa é importante para alertar para a necessidade do cuidado com a saúde. O profissional fala sobre autoexame, prevenção e sobre a necessidade de um estilo de vida saudável, lembrando da importância da alimentação e da atividade física para a saúde”, explica a gerente do SESI Lucaia, Andreia Araújo.