Novidades em saneantes, cosméticos e tintas são apresentadas na Expotech 2024
Começou nesta segunda-feira (22), no SENAI Cimatec, a Expotech 2024. Com o tema Expandindo Horizontes, a 6ª edição do evento traz as inovações de mercado para os três segmentos, que somam 220 indústrias na Bahia. O evento reúne feira de negócios, palestras técnicas e de gestão, além da 3ª edição da TechLab, com capacitações para profissionais da área.
Para o diretor da ExpoTech, Juan Rosário Lorenzo, o evento cumpre o objetivo de trazer para o Nordeste as melhores tecnologias do Brasil. “As indústrias de saneantes, cosméticos e tintas da Bahia e de outros estados da região podem se aproximar de produtores, fornecedores e formuladores num só evento, conhecendo novidades em matérias primas, produtos, embalagens e equipamentos”, comemora.
Promovido pelo Saneantes da Bahia, instituição que representa as indústrias de sabões, detergentes, produtos de limpeza em geral, aditivos de uso industrial e velas da Bahia; pelo Sindcosmetic, que representa a indústria de cosméticos e perfumaria do estado da Bahia e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA), o evento reúne cerca de 70 expositores nesta edição.
“O evento é muito significativo para os segmentos representados. Entendemos que é importante crescer, mas inovar também. Aproximar o mercado dos nossos produtores é fundamental para fortalecer, melhorar, aperfeiçoar”, afirmou o diretor superintendente do Sebrae-Ba, Jorge Khoury”.
A feira também conta com patrocínio do Banco do Nordeste e Governo Federal, SESI e SENAI Bahia e apoio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e do SENAI CIMATEC. “O evento traz um poder de sinergia muito forte, renova a indústria e fortalece o setor produtivo”, pontuou o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos.
Apoio à indústria – Presente na abertura do evento, o superintendente do BNB Pedro de Lima Neto afirmou que o banco já apoia 65% das empresas expositoras da Expotech, mas que a instituição quer alcançar 100% dos participantes. Já o diretor de Inovação e Tecnologia, Leone Andrade, citou a criação do Cimatec da Micro, Pequena e Média indústria, para entender as demandas e ajustar processos a fim de melhor atender os empresários de menor porte.
O diretor do SENAI Bahia, Evandro Mazo, exaltou o espírito empreendedor e a postura inovadora de empresários e expositores participantes do evento e mencionou o programa de competitividade da instituição, que capacita profissionais sob demanda. E o superintendente do SESI-BA, Armando Neto, lembrou que a entidade é parceira dos empresários dos segmentos envolvidos na Expotech, principalmente no atendimento normativo para adequação das empresas.
Reforma Tributária
Convidado para palestrar na Expotech, o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, falou sobre a Reforma Tributária. Por considerar este um tema fundamental para a indústria, ele ponderou que os empresários precisam se envolver com a questão e que “ainda dá tempo de participar das decisões”, lembrou. Em agosto, o Senado começa a analisar o primeiro projeto de regulamentação aprovado na Câmara dos Deputados no último dia 10.
O Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/2024 estabelece as regras de como vai ficar a unificação dos tributos sobre o consumo, os casos de diminuição da incidência tributária e normas para a devolução do valor pago, conhecido como cashback. Para Passos, a reforma traz vantagens para o setor industrial, principalmente o amplo processo de crédito, diminuindo o imposto sobre imposto, estabelece o imposto sobre consumo, e o crédito é gerado na exportação tendo que ser liquidado pelo governo no prazo previsto.