Lançamento do SESI Saúde Acolhe marca comemoração do Dia da Indústria em Conquista
Com o lançamento do SESI Saúde Acolhe, iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) que leva a Atenção Primária em Saúde (APS) para o ambiente industrial, o Sistema FIEB encerrou a programação do Dia da Indústria, na região Sudoeste. O SESI Saúde Acolhe é um novo serviço da entidade que busca promover cuidado contínuo, escuta ativa e bem-estar para os trabalhadores diretamente nas empresas industriais.
O evento comemorativo do Dia da Indústria em Vitória da Conquista foi realizado nesta sexta-feira (23.5) e reuniu empresários e representantes de instituições parceiras do Sistema Indústria, além de estudantes o SESI e SENAI Bahia. Foi uma oportunidade de fortalecimento de parcerias, valorização do setor industrial e do desenvolvimento regional.
A programação, organizada pelo Sistema FIEB, por meio do SESI, SENAI e IEL, em parceria com a Associação das Indústrias de Vitória da Conquista (Ainvic) e o Sebrae-BA, contou com uma programação diversificada ao longo do dia. Foram realizadas palestras, exposição de empresas parceiras e atividades voltadas à saúde, segurança, inovação e empregabilidade.
O público teve acesso a uma série de atividades e contemplou desde o acolhimento de visitantes nos stands das entidades do Sistema FIEB e parceiros, até palestras e rodas de conversa sobre as transformações do setor industrial.
À noite, dois momentos de destaque marcaram a programação. O SENAI CIMATEC conduziu uma palestra sobre Indústria 4.0, abordando os desafios e oportunidades que a transformação digital representa para o setor. Em seguida, o Observatório da Indústria FIEB apresentou dados estratégicos sobre a indústria baiana, com foco na região Sudoeste.
Para a gerente de Relações Institucionais da FIEB e do SESI Sudoeste, Antônia Bizerra, o evento foi um momento de aproximação com um segmento fundamental para o desenvolvimento regional. “Foi uma belíssima ação de conexão entre estudantes, instituições e a indústria. É essencial que a gente escute mais de perto esse setor e reflita sobre como alinhar a qualificação profissional às suas reais necessidades”, observou.
Ela destacou ainda que a ideia é transformar essa comemoração em um evento anual, com proposta de ações itinerantes que contemplem diferentes municípios do Sudoeste baiano.
A gerente de Desenvolvimento de Carreiras do IEL, Liliam Bonfim, também participou da programação e ressaltou a importância da troca proporcionada pelo evento.
“Além de receber as indústrias e os jovens no estande do IEL, tivemos a oportunidade de apresentar o programa IEL Conecta, uma iniciativa que aproxima ICTs, empresas e profissionais, fomentando inovação, capacitação e desenvolvimento de competências essenciais.”
ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS
Durante o evento, também foi promovida uma ação solidária de arrecadação de alimentos. Ao todo, foram arrecadados 350 kg, que serão doados à Casa Nossa Casa Terceira Idade, localizada no distrito industrial. Para Antônia, mais do que uma entrega simbólica, a ação reforça a importância de estimular a responsabilidade social entre os jovens e futuros profissionais.