Articulação e conexão marcam as comemorações do Mês da Indústria na Bahia
Atualizada em 26.05.2025
Responsável por gerar 25% da riqueza da Bahia, a indústria baiana ocupa a 7ª posição no cenário nacional. O setor é líder absoluto na região Nordeste e contribui na Bahia com 51,2% de participação na arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Em número de empregos, ocupa o 7º lugar no país, respondendo por 22,3% na geração de vagas formais.
Para celebrar a importância do setor para o estado, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) comemora, no dia 25 de maio, o Dia da Indústria, data nacional, instituída em 1948. A programação se estende ao longo do mês de maio, com vários eventos nas unidades regionais. Em Salvador, o marco será o lançamento, no dia 29 de maio, da Agenda Legislativa da Indústria, que ocorrerá durante a reunião da Diretoria da FIEB. A agenda reúne os principais projetos de interesse da indústria em tramitação no Legislativo baiano.
ARTICULAÇÃO
Presente no dia a dia dos baianos, a indústria tem diversificado sua presença no estado, com novas frentes de expansão no interior. Para além da indústria historicamente concentrada na Região Metropolitana, em especial nos segmentos da química e petroquímica, o setor tem ampliado sua participação nas regiões com destaque para as indústrias de alimentos e bebidas, mineração, couro e calçados, energia eólica e fotovoltaica, combustíveis verdes, dentre outros.
Dentre os polos do estado que mais cresceram nas últimas décadas, estimulados pela instalação de novas plantas industriais, destacam-se as regiões de Feira de Santana e Oeste baiano, especialmente, o município de Luís Eduardo Magalhães. Ambos, de acordo com o superintendente da FIEB, Vladson Menezes, entre 2002 e 2025, mais que dobraram a participação industrial na economia baiana. As duas regiões passaram de 5% de participação na economia baiana para 10% entre 2002 e 2025.
“Assistimos desde 2002 a uma diversificação e ampliação da presença da indústria nestas regiões. Na microrregião de Feira de Santana, em municípios como São Gonçalo dos Campos, Conceição do Jacuípe, Alagoinhas e Conceição do Coité, por exemplo, houve uma forte expansão da indústria de alimentos e bebidas. No Oeste baiano o impulso se deu graças à presença da agroindústria, que vem se expandindo de forma significativa nas últimas décadas”, destaca Vladson.
Para que esta expansão se traduza em soluções para empresas e pessoas o Sistema Indústria vem trabalhando ancorado no conceito: “Conexão que move a indústria baiana e a vida das pessoas” que reflete a atuação das suas entidades, empenhadas contribuir para a inovação e competitividade da indústria, com investimento em educação, formação profissional e desenvolvimento de pessoas e empresas.
Na prática, a conexão se traduz pelo conceito de atuação articulada entre as entidades do Sistema Indústria – SESI, SENAI, FIEB, IEL E CIEB –, que visa uma maior interação entre as entidades no atendimento às demandas de indústria.
Região Sul comemora com atividades
para industriários, familiares e empresários
Torneio de Futebol de Campo Masculino e Feminino, atividades de promoção da saúde, lazer, oficinas de educação profissional e de carreira marcam a comemoração do Dia D da Indústria na região Sul do Estado. Comemorado no dia 25 de maio, o Dia da Indústria ocorrerá neste domingo, 25.5, a partir das 7h, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus.
Alexandre Régis, gerente da Unidade Integrada do Sul da Bahia e Articulador da FIEB, Tamiris Fontana, coordenadora do IEL Sul Bahia, Silvio Comin, diretor da Daten Tecnologia e presidente do SINEC e Wanessa Gedeon, vice-prefeita de Ilhéus, participam da abertura oficial do evento, às 7h30.
O torneio de Futebol de Campo começa às 8h. Em paralelo ao campeonato esportivo, o Serviço Social da Indústria (SESI) promove ações de saúde e bem-estar, avaliação nutricional, bioimpedância, massoterapia, mesa de saúde da mulher e do homem e serviços de imunização, este, exclusivo para trabalhadores da indústrias, além de Oficinas de Educação Profissional realizadas pelo SENAI e Oficinas de Carreira realizadas pelo IEL.
A partir das 9h, serão oferecidas atividades lúdicas com oficinas e lançamento e foguetes, disputa de robôs e Espaço Kids com recreação. À tarde, a partir das 15h, começa a premiação dos campeões.
Durante todo o evento haverá exposição de ações das entidades do Sistema FIEB – SESI, SEAI e IEL – e um espaço de conexão e integração para as indústrias e seus colaboradores, além de atividades direcionadas para as suas famílias.
Extremo Sul encerra programação do mês
da indústria com o Café com Propósito
No Extremo Sul baiano, o Sistema FIEB iniciou as comemorações do Mês da Indústria no dia 6 de maio com o evento “Start Day”, marcando o início de uma série de atividades em Teixeira de Freitas e Eunápolis.
A programação será encerrada esta semana com a realização do “Café com Propósito”, em Teixeira de Freitas e Eunápolis, nos dias 27 e 28.05, respectivamente. Com a presença de todas as entidades do Sistema (SESI, SENAI, IEL e FIEB), o evento será voltado exclusivamente para gestores industriais, visando promover conexões estratégicas e fortalecer o ambiente de negócios no Extremo Sul da Bahia.
Desde o dia 19 de maio, o SESI tem realizado ações in company voltadas para os trabalhadores da indústria. As atividades, que seguem até o dia 30, incluem circuitos de saúde, orientações em saúde e segurança, ginástica laboral, oficinas e palestras temáticas, todas gratuitas e personalizadas conforme as necessidades de cada empresa.
Em Teixeira de Freitas, alunos do SESI e SENAI participaram de programações interativas, incluindo apresentações teatrais, quizzes e distribuição de brindes, promovendo a integração entre estudantes e visitantes.
Para integrar todos os públicos às comemorações do Dia da Indústria, a Escola SESI Maria Odília Teixeira, localizada em Teixeira de Freitas, preparou um roteiro de visitas técnicas a indústrias locais. Essa iniciativa visa aproximar os estudantes do ambiente industrial, proporcionando uma visão prática do setor produtivo regional.
Em Eunápolis, SENAI e IEL organizaram uma mostra da indústria, na qual os alunos apresentaram a evolução do setor industrial ao longo dos séculos. O evento contou com a presença de representantes de diversas indústrias locais, fortalecendo os laços entre a educação profissional e o setor produtivo.
Programação na região Norte foi
marcado por palestras com especialistas
Publicado em 15/05/2025
Em Irecê e Jacobina a comemoração do Dia da Indústria ocorreu nos dias 14 e 15.05, respectivamente, com a realização de evento comemorativo, voltado para empresários e profissionais da indústria e contou com a presença de autoridades municipais.
A programação contou com palestras sobre temas de interesse da indústria: “Sustentabilidade na Indústria – A competitividade e responsabilidade ambiental”, ministrada por especialista da Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade da FIEB; “Mudanças na NR-1: Impactos dos fatores psicossociais”, ministrada por especialista do Serviço Social da Indústria (SESI) e “Associativismo como estratégia de fortalecimento da Micro Pequena Indústria”, a cargo da FIEB.
Jocilane de Souza Gama, analista financeira e coordenadora dos setores Fiscal, Contábil, e Crédito e Cobrança da Focco, foi uma das que participaram do evento do Dia da Indústria em Irecê. Para ela, o evento trouxe temas importantes para discussão. “Acredito que cada pessoa que esteve presente sai, no mínimo, com um pensamento provocativo e com a ideia de que ela pode, sim, atingir a alta performance de seus negócios”, explicou.
O representante do Sistema FIEB na região, Alisson Virgolino, gerente regional do SESI e Relações Institucionais da FIEB, falou da importância da atuação articulada das entidades do Sistema FIEB como oportunidade de atender o ambiente produtivo e dialogar com o setor público. Durante o evento, empresários da região tiveram a oportunidade de debater questões importantes para a indústria e dialogar com representantes municipais. “Temos um papel importante de ser um indutor do desenvolvimento dentro da região e, pensando numa maior participação da pequena indústria, trazer novas soluções que façam com que essa indústria tenha uma capacidade de melhores resultados e desenvolvimento para o território”, destacou Alisson.
Na região Norte, no mês de junho, dias 12 e 13.06, a programação do Dia da Industria será realizada nos municípios de Senhor do Bomfim e Juazeiro.
Região Sudoeste celebra com eventos
em Jequié e Vitória da Conquista
O Dia da Indústria vai ganhar uma programação especial no Sudoeste baiano com eventos em Vitória da Conquista, no dia 23.05, e em Jequié, no dia 28.05. Com palestras, rodas de conversa e outras atividades, a programação aproxima comunidade, empresas e instituições do setor industrial.
Em Conquista, o evento, que terá formato de feira, temas como educação empreendedora, saúde física e mental e cases de carreiras bem-sucedidas no setor industrial estarão presentes nas atividades. Os participantes também poderão conhecer melhor a atuação da indústria local e as ações do Sistema FIEB na região.
À noite, numa agenda voltada para empresários, com palestras e o lançamento do novo produto SESI SST, o evento abre espaço para discussões estratégicas, networking e aprofundamento sobre o futuro da indústria.
Jequié
Já em Jequié, o público vai conhecer as histórias de sucesso industrial, saber mais sobre Eficiência Energética, além de participar de uma aula de Ginástica Laboral, com uma equipe do SESI e participar de sorteio de brindes. A entrada dos eventos é gratuita, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, e as inscrições poderão ser realizadas pela plataforma Sympla.
Os eventos contam com a parceria da ACIJ (Associação Comercial e Industrial de Jequié) e apoio AINVIC (Associação Industrial de Vitória da Conquista), e do Sebrae Bahia. “A dinâmica da programação, com a participação de organizações e as entidades do Sistema FIEB – SESI, SENAI, IEL e CIEB, visa fortalecer o relacionamento entre indústria, comunidade e instituições, além de proporcionar aos visitantes a oportunidade de conhecer de perto as soluções e inovações desenvolvidas na região”, explica Antônia Bizerra, gerente de Relações Institucionais do Sudoeste.
Investimentos no Sudoeste
O Sudoeste baiano também conta com a Unidade Integrada Jorge Lins Freire, em Vitória da Conquista. O conjunto abriga as unidades do SESI, SENAI e IEL, onde funcionam o Centro de Segurança e Saúde no Trabalho do SESI, a Escola SESI Anísio Teixeira e a Escola Técnica do SENAI Fernando Costa D’Almeida. Os serviços alcançam pessoas e empresas em cidades vizinhas como Caetité, Caculé e Tanque Novo.
O Sistema Indústria segue comprometido com o desenvolvimento da região. Estão em andamento as obras de construção da Escola SESI de Guanambi, prevista para funcionar em 2026, num investimento de R$ 40 milhões. Além disso, a Escola SESI de Vitória da Conquista será reformada para receber 520 alunos novos, passando de 980 para 1.500 estudantes.