30 de agosto de 2023

HUB ODS é oficialmente lançado em evento realizado por Ideste e FIEB

FIEB Meio Ambiente Sustentabilidade

Coordenar ações para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030 é o foco principal do trabalho do Hub ODS Bahia, lançado oficialmente nesta quarta-feira (30), durante o encontro “A Bahia Inserida no Desenvolvimento Sustentável Global”, realizado pelo Ideste e a FIEB. O evento aconteceu no Palacete Tira Chapéu, no Centro da cidade.

O HUB ODS Bahia é a regional baiana de empresas comprometidas com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030 propostos pela ONU. “Estou orgulhosa de estarmos concretizando esta ação, que será uma porta de conhecimento e aceleração de conhecimentos para as metas 2030 para as empresas do estado da Bahia”, afirmou a diretora de Impacto da Rede Brasil do Pacto Global, Camila Valverde.

“Sabemos da importância da participação do setor produtivo nas questões relacionadas à sustentabilidade e todos estamos vendo as transformações que estão sendo exigidas de toda a sociedade. Neste sentido, o HUB é uma iniciativa que certamente contribuirá para o cumprimento da agenda proposta pela ONU”, pontuou o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos.

“A Bahia quer e vai fazer mais, e esta é uma oportunidade de avançarmos na área da sustentabilidade, com as discussões travadas aqui”, disse Bruno Pena, presidente do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Tecnologia (Ideste) e um dos organizadores do evento, que reuniu líderes da indústria, empresários, gestores públicos e acadêmicos contou com painéis temáticos.

Arlinda Negreiros, gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB. Fotos: Lucas Moura/Coperphoto/Sistema FIEB.

Para a gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB, Arlinda Negreiros, o HUB vai funcionar como uma grande rede mobilizadora de ações. Ela lembrou, no entanto, que a FIEB já atua como agente indutora de sustentabilidade na indústria, contribuindo para que os empresários cumpram exigências legais e invistam em soluções inovadoras que causem menos impacto ao meio ambiente e em prol de uma sociedade mais justa.

Já o superintendente da FIEB, Vladson Menezes, lembrou que o modelo industrial da Bahia precisa ser repensado e que esta é uma questão de toda a sociedade. Neste contexto, o HUB pode ajudar a fomentar esta discussão, vislumbrando a transformação do setor produtivo numa visão de sustentabilidade. “Estamos falando, no Brasil, da necessidade de um processo de neoindustrialização, em outros parâmetros. E o que a FIEB quer é ser uma catalizadora dessas ideias e ações”, disse. Menezes mencionou ainda o Observatório da Indústria da Bahia, um núcleo de análise de dados sobre a economia do estado e a sociedade, que será lançado em breve pela FIEB.