Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

15 de março de 2024

Guanambi vai receber uma unidade escolar do SESI Bahia

Educação Escola SESI Iniciação Científica Robótica SESI

Pedra Fundamental da unidade de ensino será lançada no dia 22, às 9h.

No próximo dia 22 de março, o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, vai a Guanambi para o lançamento da pedra fundamental da Escola SESI, que será erguida em terreno doado pela prefeitura do município, ao lado da futura sede do Hospital Municipal. O evento vai contar com a presença do prefeito da cidade, Arnaldo Azevedo.

Com um investimento de cerca de R$ 40 milhões, a escola será construída em uma área de 7 mil m². O prédio de três pavimentos contará com 12 salas de aulas, seis laboratórios, um auditório para 240 pessoas, ginásio, e capacidade para atender 960 alunos, com possibilidade de expansão.

A unidade, que tem previsão para começar a funcionar em 2026, vai receber alunos do Ensino Médio e Fundamental II, tendo, em suas instalações, áreas voltadas para atividades de Robótica, Iniciação científica, Lab. Maker e Laboratório de Educação Digital.  

A escola cumpre o compromisso da instituição com as premissas ESG de sustentabilidade. O projeto foi concebido seguindo os parâmetros do Plano de Eficiência Energética do Sistema FIEB, visando a otimização do consumo de energia, o que inclui a construção de uma usina fotovoltaica com potência de geração de 100 KWp. 

A implantação da nova escola faz parte de um plano de expansão do SESI na área de educação, que prevê dobrar o número de matrículas na rede de 10 mil para 20 mil vagas anuais até 2027. Para isso, além de Guanambi, novas escolas serão construídas em Jequié e Alagoinhas, nos próximos anos.  

Interiorização – Com a construção da Escola, o Sistema FIEB amplia a oferta de serviços na região. Porém o SESI já atua em Guanambi com as soluções de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho para empresas industriais há mais de 15 anos, via parceiros e credenciados locais.

Em 2022 foi inaugurada uma Agência SESI SST na cidade, que funciona junto ao Centro de Formação Técnica (CFT) Nilo Coelho, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Bahia, com capacidade de atendimento de 500 vagas anuais. Para 2024, o cronograma da unidade do SENAI prevê a execução de 22 cursos nas áreas de Alimentos, Eletrotécnica, Mecânica, Gestão e Logística.

O Sudoeste baiano também conta com a Unidade Integrada Jorge Lins Freire, em Vitória da Conquista. O conjunto abriga as unidades do SESI, SENAI e IEL, onde funcionam o Centro de Segurança e Saúde no Trabalho do SESI, a Escola SESI Anísio Teixeira e a Escola Técnica do SENAI Fernando Costa D’Almeida.

SERVIÇO:

Lançamento da pedra fundamental da Escola SESI Guanambi

Data: 22 de março, às 9h.

Local: Av. Etelvino Pereira Donato (Dr. Teco), ao lado da futura sede do Hospital Municipal.

Notícias relacionadas