9 de abril de 2024

Finep Day apresenta programas, editais e os R$ 41 bilhões disponíveis para Neoindustrialização

Indústria Inovação P&D
Evento aconteceu na Reitoria da Ufba. Fotos; Ascom Finep.

O Finep Day desembarcou na quinta-feira passada (4/4) em um dos polos de conhecimento da capital baiana – a Universidade Federal da Bahia (UFBA), para apresentar os programas, editais e linhas da maior agência federal de fomento para CT&I. A Financiadora reuniu representantes de todas as camadas do ecossistema de inovação baiano – notadamente, empreendedores, pesquisadores e várias entidades de governo – para listar oportunidades e conversar de modo direto sobre como impulsionar o desenvolvimento local via Pesquisa e Desenvolvimento.

Na mesa principal, o evento contou com a presença do diretor de Inovação da Finep, Elias Ramos, do reitor da Universidade Federal da Bahia, Paulo Miguez, de Julieta Palmeira (integrante da diretoria da Finep que representou a ministra do MCTI, Luciana Santos), de André Joazeiro, secretário de C,T&I da Bahia, da presidenta da Fiocruz da Bahia, Marilda Gonçalves, do presidente da Fecomercio-BA, Kelsor Fernandes, de Vladson Meneses, superintendente da Federação das Indústrias de Estado (FIEB) e do presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, dentre outras autoridades.

“A Finep chega aqui na Bahia e vem fomentar uma cultura local que já é bastante focada em inovação. Esperamos ser inspiração para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, comemorou Elias. A fala do diretor da Finep sucedeu as palavras de boas-vindas do anfitrião do evento, o reitor Paulo Miguez. “Estamos de portas abertas num momento de busca constante por recursos e de comemoração, já que a Universidade Federal da Bahia alcançou o conceito máximo (5) no Indicador Geral de Cursos (IGC)”, disse.

Foram detalhados os editais do Finep Mais Inovação (com a Financiadora na proa dos investimentos para inovação no contexto da Nova Indústria Brasil), abrangendo áreas fundamentais como Saúde, Energias Renováveis, Bioeconomia, Mobilidade Urbana, dentre outras. A Finep disponibiliza R$ 41 bilhões (parte de um conjunto de R$ 66 bi chamado Mais Inovação Brasil e que também envolve o BNDES) para os próximos anos somadas todas as iniciativas. Os editais abertos detalhados ao público em Salvador ultrapassam R$ 2 bi. “O diferencial é que todos são em fluxo contínuo, o que facilita demais as candidaturas”, explicou o superintendente de inovação da Financiadora, Mauricio Syrio.

Até aqui, nos instrumentos de financiamento da Finep (Não reembolsável para ICT, Rota 2030, Subvenção Econômica, Crédito Direto e Crédito Indireto), a empresa já contratou mais de R$ 6,5 bi em projetos do Finep Mais Inovação, todos ligados às missões do CNDI, também o foco das chamadas recém-publicadas.

São elas: Cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais para a segurança alimentar, nutricional e energética; Complexo econômico industrial da saúde resiliente para reduzir as vulnerabilidades do SUS e ampliar o acesso à saúde; Infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis para a integração produtiva e o bem-estar nas cidades; Transformação digital da indústria para ampliar a produtividade; Bioeconomia, descarbonização, e transição e segurança energéticas para garantir os recursos para as gerações futuras; Tecnologias de interesse para a soberania e a defesa nacionais.

Ainda como parte da programação do Finep Day Bahia, foi realizada a mesa temática “Inovação e Biometano na Bahia”, com a participação de representantes da Finep, Bahiagás, Embasa e Desenbahia. Os debates gravitaram em torno do impulsionamento de projetos de biometano no estado, explorando linhas de crédito e programas de investimento disponíveis. Saiba mais em http://www.finep.gov.br/.

O Finep Day Bahia teve a correalização da Bahiagás, da UFBA, Federação das Indústrias de Estado (FIEB), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Senai-Cimatec, Fiocruz Bahia, Federação, Fecomércio-BA, Academia de Ciencia da Bahia e Fundação do Amparo à Pesquisa (Fapesb).

“Foi a articulação poderosa com várias instituições que possibilitou a realização e grandeza desse evento. O ecossistema baiano de CT&I agradece”, finalizou Julieta Palmeira.

Fonte: Assessoria de Comunicação FINEP.