2 de fevereiro de 2021

FIEB e Sebrae vão impulsionar internacionalização e acesso a crédito

FIEB NAC

Cooperação entre instituições prevê também estudo da cadeia da Construção Civil, com ênfase nas MPE dos segmentos de Serraria, Móveis e Cerâmica.

Dirigentes da FIEB e do Sebrae assinaram, nesta terça-feira (3), convênios de cooperação técnica e financeira que estabelecem a ampliação de capacitações de micro e pequenas empresas (MPE) para internacionalização e acesso ao crédito, além da realização de um estudo da cadeia da Construção Civil, com ênfase nos segmentos de Serraria, Móveis e Cerâmica.

O superintendente do Sebrae, Jorge Khoury, e o presidente da FIEB, Ricardo Alban. Crédito: Darío G. Neto ASN Ba.

Para o presidente da FIEB, Ricardo Alban, em meio à crise, a união das organizações é fundamental num processo de retomada econômica. “Torna-se cada vez mais importante unir os esforços dos vários braços do Sistema S, para contribuirmos com a volta do nível de empregabilidade do país”.

“Se antes as empresas já precisavam de apoio, hoje necessitam ainda mais. Juntos, teremos um resultado maior, buscando minimizar os problemas que a pandemia trouxe para a nossa economia”, afirmou o superintendente do Sebrae, Jorge Khoury.

Com valor de cerca de R $1,6 milhão (sendo R $1,117 milhão do Sebrae e R $478,8 mil em contrapartida financeira e econômica da FIEB), o convênio tem duração de um ano. Parte dos recursos será utilizada para ampliar a capacitação de empresas que desejam ingressar nos mercados internacionais e acessar alternativas de crédito.

Na prática, as empresas vão passar por uma análise para saber em que situação estão e quais requisitos precisam atender para acessar linhas de crédito. “Em Salvador, Feira, Conquista, Ilhéus, Juazeiro, Jequié e Barreiras, serão contratados analistas que darão orientações para obtenção de crédito. A meta é fazer com que 420 micro e pequenas empresas dessas cidades consigam aderir às alternativas existentes”, explica o superintendente da FIEB, Vladson Menezes.

Um serviço semelhante vai orientar quanto às ações necessárias para se acessar mercados de outros países. De acordo com o gerente da Unidade de Projetos Especiais do Sebrae, Vitor Lopes, a ideia é aumentar a qualidade das empresas para que estas ganhem competitividade. “Vamos aumentar a capilaridade, chegando a mais empresas no interior do estado, que mais precisam de orientação, informação e expertise”, pontuou.

Para ter acesso ao serviços, as empresas devem fazer contato com as unidades do Sistema FIEB e do Sebrae em todo o estado.

Estudo – O valor do convênio também contempla a realização de um diagnóstico sobre o panorama atual da Construção Civil na Bahia, com ênfase nas MPE dos segmentos de Cerâmica, Móveis e Serraria. O objetivo é traçar uma espécie de mapa com identificação de entraves e oportunidades para as empresas.

Ao final do estudo serão propostas ações e incentivos para atração de empresas, a fim de suprir os elos faltantes; formas de inserção das MPEs nos programas federais, tais como: Programa Casa Verde Amarela e na nova política de saneamento, e; políticas públicas de geração de valor da cadeia da construção na Bahia.