Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

25 de fevereiro de 2025

FIEB reforça segurança jurídica do setor produtivo na construção do novo Código Sanitário da Bahia

Conselhos FIEB FIEB Inovação Meio Ambiente Saúde e Segurança no Trabalho SST

A cerimônia de sanção do novo Código Sanitário do estado foi realizada na segunda (24) pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e contou com a participação do presidente da FIEB

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, participou, nesta segunda-feira (24), da cerimônia de sanção do novo Código Sanitário do estado, realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues. O regulamento, elaborado a partir de consultas públicas, debates na Assembleia Legislativa e diálogos com o setor produtivo, tem como objetivo fortalecer a prevenção e o controle de doenças, modernizar a gestão sanitária e ampliar a segurança jurídica das atividades econômicas.

A Federação desempenhou papel fundamental na construção do novo Código, atuando ativamente para aprimorar o texto em diversos aspectos, a partir da liderança do presidente do Conselho de Micro e Pequenas Empresas e presidente do Sindcosmetic, Raul Menezes, e do representante do Sindicato de Saneantes da Bahia, Juan Lorenzo. As discussões foram promovidas pelas Gerências de Relações Governamentais e Meio Ambiente e Responsabilidade Social, no final de 2024 e entregues à Diretoria de Vigilância Sanitária e à deputada Fabíola Mansur, relatora do projeto do Código nas Comissões na Alba.

“A Federação pôde, a convite da Assembleia Legislativa, propor 17 emendas, das quais 13 foram acolhidas pela relatoria e incorporados ao Projeto de Lei (…) Este código traz, na essência, a segurança jurídica que é importante para que o segmento empresarial possa se desenvolver. Essa segurança vem pela compatibilização desse código com diversas legislações federais, estaduais e municipais”, ressaltou o presidente da FIEB ao colocar a Instituição à disposição do Governo também para a implantação do regulamento.

Solenidade

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a secretária de Saúde, Roberta Santana, a superintendente da Vigilância Sanitária, Rívia Barros, a diretora da Vigilância, Mariza Eduane, a presidente da Alba, deputada Ivana Bastos e a também parlamentar estadual Fabíola Mansur.

Vale destacar que além da indústria, o processo de construção do novo Código contou com a colaboração de outros segmentos estratégicos, como a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) e a Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb).

Notícias relacionadas