Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

15 de fevereiro de 2023

FIEB lança cartilha para apoiar as empresas na implantação de práticas de ESG

FIEB Indústria Meio Ambiente Sustentabilidade

Documento está disponível para download no portal da FIEB

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), por meio da Gerência de Meio Ambiente e Responsabilidade Social (GMARS), elaborou a Cartilha ESG – Environmental, Social, Governance. A cartilha, que pode ser baixada no portal da FIEB, visa compartilhar conhecimentos e apoiar as empresas na adoção de práticas sustentáveis. 

Elaborada pela equipe da GMARS, a base conceitual da cartilha está alicerçada na tese de que, independentemente do porte, as empresas possam implantar o ESG como estratégia de melhoria de desempenho social, ambiental, econômico e de governança, com consequente aumento de competitividade e consolidação de imagem positiva junto aos stakeholders.

Arlinda Negreiros, gerente da GMARS, lembra que a prática já é uma realidade na FIEB. “Ressalto o compromisso da FIEB no exercício da gestão pelo exemplo, com a adoção de ESG na estratégia da Organização. Buscamos estimular a indústria baiana também a trilhar este caminho, estabelecendo uma comunicação empresarial efetiva com os compromissos assumidos em prol do desenvolvimento sustentável do nosso estado”, destaca.

Em relação ao perfil da indústria baiana, salienta que o direcionamento com foco em ESG reflete sobretudo os padrões de mercado da cadeia de valor, por meio das empresas âncoras dos principais setores produtivos do estado: Químico, Mineração, Construção Civil, Papel e Celulose, entre outros, que têm o papel importante de influenciar fornecedores, normalmente pequenas e médias empresas, a adotar práticas sustentáveis.

“Temos a missão de atuar como agente indutor de sustentabilidade e reforçamos junto às empresas associadas que o negócio pode até ser promissor e com probabilidade de lucro, mas o que é decisivo para o mercado de investimento internacional são as boas práticas empresariais, que incorporam cuidados ambientais, valores sociais e governança corporativa de excelência”, reforça.

Arlinda explica ainda que o risco de problemas jurídicos, como ações trabalhistas ou outros, por danos ao meio ambiente e à população, é minimizado quando as empresas seguem os direcionamentos do ESG. Os investidores estão cada vez mais atentos a temas como envolvimento positivo com as comunidades do entorno, na forma de incentivo ao desenvolvimento social, educacional e cultural; como são tratados os impactos da atividade em relação ao meio ambiente; a transparência e a equidade entre a organização, acionistas, executivos e colaboradores.

A cartilha ESG sintetiza estes conceitos e diretrizes para nortear a tomada de decisão das empresas em adotar essa estratégia como fator impulsionador de melhor desempenho operacional, exercício da transparência e do diálogo, contribuindo para um ambiente mais favorável aos negócios no nosso estado.

Clique aqui para ter acesso à Cartilha ESG – Environmental, Social, Governance.

Notícias relacionadas