26 de janeiro de 2024

FIEB, Sebrae-BA e ABNT capacitam 33 empresas na Agenda ESG

FIEB Meio Ambiente Sustentabilidade

Curso visa engajar o setor empresarial na adoção de práticas sustentáveis

Atualizada em 22.02.2024

Foto: Shutterstock

Com a participação de 33 empresas de 14 municípios baianos, foi concluída a capacitação, em 19 de janeiro, da primeira turma do curso de ESG (da sigla em inglês Environmental, Social and Governance). A segunda turma do curso está prevista para ocorrer no mês de março.

O curso ESG integra as ações do HUB ODS Bahia – Rede Brasil Pacto Global, no âmbito do Projeto Núcleo de Serviços FIEB, Sebrae-Ba e sindicatos, tendo com parceiro na execução a ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas.

O curso foi ministrado no formato remoto, com a participação de representantes da mineração. A segunda turma do curso está prevista para ocorrer em março. O primeiro módulo será ministrado no período de 4 a 6 de março e o segundo, dias 11 e 12/ de março.

A FIEB, que sedia o HUB ODS Bahia da Rede Brasil Pacto Global, e seus parceiros, buscam fortalecer o compromisso de engajar o setor empresarial na adoção de práticas sustentáveis. Desta forma, a entidade contribui para o atingimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), dos quais é signatária.

A gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social, Arlinda Negreiros, explica que a expectativa da FIEB é de “promover a capacitação das empresas na adoção de critérios em ESG, engajando o setor empresarial na adoção de práticas sustentáveis”.

Na formação, que tem carga horária de 40 horas, os participantes são capacitados para aplicar a Norma ESG ABNT PR 2023 e em Auditoria Interna.

NOVA TURMA

Participaram desta primeira turma os sindicatos da indústria Sinprocim, Sindiquímica, Sindpacel, Sincar, Sindicato dos Metalúrgicos de Dias D’Ávila, Sinec, Sindicosmetic, Sindipetro, Sindibrita, Sindivest, Sinicon, Sindimiba, Sindratar, Sindiplasba, Sindisabões, Sindibeb.

As empresas participantes são dos municípios de Amélia Rodrigues, Aramari, Camaçari, Dias d’Ávila, Governador Mangabeira, Ilhéus, Lauro de Freitas, Mata de São João, Muritiba, Palmeiras, Paulo Afonso, Salvador, Simões Filho e Vitória da Conquista.

Para mais informações sobre futuras turmas, entrar em contato pelo e-mail industriabaianasustentavel@fieb.org.br ou pelos telefones 71 3343-1449 / 1419 ou 3879-1684.