ExpoTech reunirá cerca de 60 expositores de saneantes, cosméticos e tintas
Fornecedores de matérias primas, equipamentos, insumos e serviços vão apresentar novas tecnologias e tendências de mercado.
Acompanhar as novas tecnologias e tendências de mercado é fundamental para todas as empresas que desejam manter o ritmo de crescimento dos negócios. Esse é um dos objetivos da ExpoTech, que chega à sua quinta edição em 2023. A feira, que tem foco em inovação e atualização das indústrias dos segmentos de saneantes, cosméticos e tintas, será realizada nos dias nos dias 24 e 25 de julho, no SENAI Cimatec, e vai reunir cerca de 60 expositores, entre fornecedores de matérias primas, equipamentos, insumos e serviços.
O evento é promovido pelo Saneantes da Bahia, instituição que representa as indústrias de sabões, detergentes, produtos de limpeza em geral, aditivos de uso industrial e velas da Bahia; pelo Sindcosmetic, que representa a indústria de cosméticos e perfumaria do estado da Bahia e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA). A feira também conta com patrocínio do Banco do Nordeste e o apoio Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e do SENAI CIMATEC.
“Aproximar a indústria, especialmente as de micro, pequeno e médio portes, dos fornecedores e das tecnologias mais avançadas que existem no mercado é o nosso propósito. E este ano teremos um aumento de 15% na participação dos expositores em relação a 2022”, destaca o diretor da ExpoTech, Juan Rosário Lorenzo, salientando que, entre 2017 e 2022, o número de expositores cresceu 62%, passando de 32 para 52.
📹 Assista: Juan Lorenzo, diretor da Expotech, fala sobre o crescimento da feira
Este ano, a abertura do evento será com o presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), João Carlos Basilio, que vai apresentar um panorama da indústria de cosméticos no Brasil. A programação do evento conta, ainda, com 15 palestras técnicas, com a participação de representantes da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (DIVISA), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Ministério do Meio Ambiente, além do presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Paulo Cavalcanti e de diferentes indústrias geradoras de tecnologias.
“A ExpoTech representa uma mudança de cultura. Esse evento regional contribui para que as empresas consigam se atualizar sem necessariamente ter que enviar representante para o eixo Rio-São Paulo. As palestras técnicas, realizadas nos dois dias de evento, trazem conhecimento para os representantes das empresas”, pontua o presidente do Sindcosmetic, Raul Menezes.
Coordenador de Indústria do Sebrae Bahia, Tercio Calmon salienta a importância do evento para os pequenos negócios. “A Expotech tem se consolidado como o ambiente perfeito para as nossas indústrias de cosméticos, saneantes e tintas se aproximarem dos principais fornecedores de matérias-primas, embalagens, tecnologias, inovações e conteúdos técnicos em um único evento sem precisar sair do estado. Essa ação reflete diretamente na produtividade e competitividade desses pequenos negócios”, frisa.
A estimativa dos organizadores é que cerca de 1300 pessoas participem nos dois dias do evento. “A tendência é aumentar a cada ano, pois desperta o interesse dos empresários do setor, por ser um momento ímpar de aproximação objetiva entre fornecedores e indústrias locais”, afirma o presidente do Saneantes da Bahia, Max Muniz.
Pelo segundo ano consecutivo, a feira engloba o segmento de tintas. A empresária e representante do setor na ExpoTech, Arlene Vilpert, ressalta a importância do evento para o fortalecimento das empresas do segmento. “A ExpoTech traz para a região Nordeste conhecimento e conexão com fornecedores. O segmento químico está sempre com novos processos, matérias-primas e tecnologias e é isso que o empresário precisa buscar”, destaca.
📹 Assista: A empresária Arlene Vilpert fala da importância do evento para o setor de tintas:
Inscrições
Os interessados em participar da 5ª edição da ExpoTech devem efetuar a inscrição no site expotechbahia.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails saneantesdabahia3@gmail.com ou sindcosmetic@fieb.org.br.
Eventos paralelos trazem novidades para formuladores e gestores
Os representantes das empresas dos segmentos de saneantes, cosméticos e tintas também terão outras duas oportunidades para ampliar os conhecimentos: a segunda edição do TechLab e o Seminário de Negócios Expotech, que acontecem no dia 26 de julho, também no SENAI Cimatec.
Em sua segunda edição, o Techlab oferece, para as pequenas e médias indústrias baianas e sergipanas de especialidades químicas, a possibilidade de capacitar suas equipes de pesquisa e desenvolvimento. O evento apresenta, a formuladores e técnicos de laboratórios, as novas tecnologias disponíveis no mercado para aperfeiçoamento de produtos em linha e desenvolvimento de novos produtos.
As empresas interessadas em inscrever profissionais para o TechLab devem entrar em contato pelos e-mails saneantesdabahia3@gmail.com ou sindcosmetic@fieb.org.br para obter mais informações sobre investimento necessário para participar do evento.
Já o Seminário de Negócios Expotech é uma oportunidade para que empresários e executivos de micros, pequenas e medias indústrias dos três segmentos aprimorem seus conhecimentos na de gestão. A programação inclui palestras do gerente de negócios do SENAI CIMATEC, Flávio Marinho, que vai falar sobre tecnologia e inovação nos negócios; e dos especialistas Fabrício Barreto e Ana Bárbara Nascimento que vão falar sobre marketing digital e controle de custos.