Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

5 de outubro de 2022

Escola SESI Bahia participa do Programa Futuras Cientistas

Escola SESI SESI

Instituição de Salvador é a única de ensino particular do Brasil a fazer parte da iniciativa do MCTI, que incentiva a participação de mulheres na ciência.

A Escola SESI Djalma Pessoa foi a única instituição de ensino particular no Brasil aprovada para participar do programa.
Foto: Gilberto Jr./ Coperphoto / Sistema FIEB.

A Escola SESI Djalma Pessoa, de Salvador, foi selecionada para participar do Programa Futuras Cientistas, uma iniciativa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que tem como objetivo estimular a participação de mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Com o plano de trabalho Microalgas e Biotecnologia: como desenvolver soluções sustentáveis capazes de beneficiar o meio ambiente, a Escola SESI foi a única instituição de ensino particular no Brasil aprovada para participar da edição 2023 do programa, que pela primeira vez será realizado em todo o país. O projeto de imersão científica é destinado a professoras e estudantes 2º ano do ensino médio da rede pública de ensino.

A Escola SESI foi convidada para participar do edital durante o Seminário Internacional SESI de Educação: Pensamento Crítico e Inovação, realizado em agosto no Rio de Janeiro pelo Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Canal Futura. Na ocasião, o programa de Iniciação Científica do SESI foi apresentado pelo gerente de Educação Científica e Tecnológica do SESI Bahia, Fernando Moutinho e pela estudante Ana Luiza Nogueira Oshiro, da Escola SESI Ignês Pitta de Almeida, de Barreiras. 

“O convite para participar do edital é um reconhecimento ao nosso programa de Iniciação Científica e nos coloca ao lado de outros centros de pesquisa do Brasil, inclusive de universidades públicas. Além disso, ao disponibilizar seu laboratório e corpo técnico para que estudantes e professoras de escolas públicas possam vivenciar a ciência de forma prática, o SESI reforça seu propósito de transformar vidas através da educação”, ressalta Fernando Moutinho.

Iniciação científica

O estímulo à pesquisa científica é um diferencial do ensino das escolas da Rede SESI Bahia de Educação, que busca incentivar a vocação científica e despertar os potenciais talentos de estudantes pesquisadores. Atualmente cerca de 1.100 estudantes, de escolas da capital e interior, estão inscritos no programa de Iniciação Científica da Rede SESI Bahia de Educação. No total, são 74 grupos de pesquisa ativos, que contemplam as quatro áreas do conhecimento: ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, engenharia e matemática.

Inscrições

As inscrições para o Programa Futuras Cientistas podem ser feitas pela internet até o dia 10 de outubro. Mas informações podem ser obtidas no site do Cetene. As selecionadas receberão um auxílio de R$ 483. As atividades do programa serão desenvolvidas no período de férias escolares, entre os dias 03 e 31 de janeiro de 2023.

Notícias relacionadas