19 de outubro de 2023

Evento discute cenário econômico e novas fontes de recursos para as empresas

FIEB NAC

Encontro empresarial foi promovido em parceria pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia

Encontro reuniu empresários na sede da FIEB. Foto: Darío G. Neto ASN Ba.

As perspectivas econômicas para 2024 e as novas fontes de recursos para as empresas com crédito via mercado de capitais foram discutidos no encontro empresarial Economia e Crédito: Desafios e oportunidades para as empresas em 2024, realizado na terça-feira (17.10), na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia (Sebrae-BA).

Na abertura do evento, o presidente em exercício da FIEB, Carlos Henrique Passos, destacou a importância das linhas de crédito e financiamento para as empresas, diante de um mercado cada vez mais competitivo. “O crédito vital para as empresas, em especial para as micro e pequenas, que dependem do crédito para ter o seu estoque, para financiar suas vendas e poder manter o seu dia a dia. Essa também é uma oportunidade para que os empresários conheçam alternativas de crédito além do sistema bancário”, destacou, reforçando o apoio que o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) presta para as empresas neste sentido.

O NAC faz parte do projeto do Núcleo de Serviços FIEB – Sebrae e conta com profissionais especializados para orientar e identificar a linha de crédito que melhor se encaixa ao perfil e necessidade das empresas. O núcleo apoia os empresários na interlocução com as instituições financeiras parceiras e no acompanhamento do processo.

Esse é um dos serviços que fazem parte do projeto do Núcleo de Serviços FIEB – Sebrae, que está presente em 10 municípios baianos, oferecendo para micro e pequenas empresas. Além do apoio para acesso a crédito e financiamento, os serviços incluem orientações para regularização e licenciamento ambiental, internacionalização e associativismo.

O superintendente do Sebrae-BA, Jorge Khoury, falou sobre a parceria com a FIEB, que tem como objetivo contribuir para a competitividade das empresas baianas e melhoria do ambiente de negócios. “A gente trabalha com a micro e a pequena empresa, que muitas vezes têm dificuldade. E a FIEB tem sido uma parceira forte no apoio às micro e pequenas empresas. Sabemos que, se elas estiverem preparadas, as grandes empresas, que contam com os serviços das pequenas, também se beneficiam”, pontuou.

Khoury também falou sobre o espaço Sebrae Ecos, vai dar apoio a negócios de impacto socioambiental. O espaço ficará localizado ao lado do Centro Municipal de Inovação Colabore, no Parque da Cidade, em Salvador.

Cenário econômico e novas linhas de crédito

A programação do evento incluiu uma palestra da economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Natalie Victal, que destacou as perspectivas econômicas para 2024.

Já o sócio da CVPar Business Capital, Carlos da Costa, apresentou as novas fontes de recursos para as empresas com crédito via mercado de capitais. Segundo ele,

Diante de uma cesta variada de opções, saber escolher a melhor opção de crédito com taxas e prazos adequados, muitas vezes, é um enorme desafio para os executivos.

O encontro empresarial teve patrocínio da corretora Axi, parceria da Previsc Previdência Complementar e apoio dos sindicatos das indústrias de Extração de Óleos Vegetais e Animais e de Produtos de Cacau e Balas no Estado da Bahia (Sincaol) e de Mineração de Calcário, Cal e Gesso no Estado da Bahia (Sindical-BA).