27 de janeiro de 2023

Empresário de Barreiras obtém crédito com consultoria da Fieb e Sebrae

FIEB NAC

Hélio Borges recebeu, gratuitamente, orientação do Núcleo de Acesso ao Crédito para financiar a compra de máquinas. Foto: Agência Sebrae.

A empresa Mobilière Marcenaria está no mercado de Barreiras, Oeste da Bahia, há seis anos e pela primeira vez buscou crédito para investir em novas máquinas, com um planejamento definido de preservar o capital de giro e ganhar mais com a utilização de dois equipamentos modernos que garantem rapidez na produção e agilidade na entrega. Hélio Borges fez o investimento de R$ 435 mil, dinheiro que chegou por meio de financiamento conseguido, com mais facilidade, após consultoria do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), serviço oferecido gratuitamente pela Fieb e o Sebrae, na região.

“Os R$ 435 mil vão fazer diferença porque vem num momento importante. Depois da pandemia, as pessoas começaram a olhar mais a casa como algo que precisa de mais atenção. Pensam em ter um ambiente mais bacana, mais confortável. Então, muitos perceberam que algumas coisas precisavam ser substituídas. Ao contrário do que aconteceu em outras atividades, a gente teve um crescimento de vendas. O acesso ao crédito foi muito rápido, em apenas dois meses”, disse Hélio Borges.

As máquinas adquiridas são de corte, e destinadas a fitamento e furação. Uma linha de produção que vai dar condições ao empresário, por exemplo, de terminar determinados móveis em quatro horas, o que antes demorava dois dias. Modernas, leem o projeto e fazem toda a sistematização de montagem e conclusão da peça. De acordo com Hélio Borges, com maior produção e produtividade, o foco não será mais a compra de equipamentos, e sim, o cliente. “O foco volta-se para o cliente, em oferecer melhores prazos de pagamento porque reduzindo o seu preço de produção, naturalmente você consegue atender com um preço menor”, afirma.

O serviço oferecido a Hélio Borges é totalmente gratuito, por meio do Núcleo de Acesso ao Crédito, pela Fieb e o Sebrae, por meio de consultoria sobre todo o processo de acesso aos recursos que o empresário precisava para o investimento. A orientação foi desde a preparação da documentação até a liberação do financiamento.

“Desde que a Fieb formalizou a parceria com o Sebrae, os resultados têm sido muito bons porque temos a possibilidade de ir até as empresas, identificar a necessidade e buscar a melhor solução possível, além de buscar quais instituições que melhor atendem à demanda do cliente. No caso do Hélio, foi junto ao Banco do Nordeste que nos forneceu todo o suporte. O objetivo é a empresa conseguir o investimento necessário para atender à necessidade que tem para gerar desenvolvimento econômico e, consequentemente, gerar emprego que leva ao desenvolvimento social também”, avalia o analista de desenvolvimento da Federação das Indústrias da Bahia, Bruno Kieckhofer.

De acordo com o gerente do Banco do Nordeste em Barreiras, Thyago Oliveira, com a consultoria da Fieb e do Sebrae, o cliente chega com a documentação pronta que possibilita agilidade no processo e no fechamento do negócio. “A gente ganha muito tempo. A questão da taxa de juros não muda, é a mesma para todos, assim como as condições de pagamento. O foco principal é a organização, é a qualidade, porque quando o pessoal passa pelo crivo do NAC, já sabemos que o cliente tem condições, geralmente não tem restrições impeditivas, e isso dá uma celeridade extraordinária, como foi o caso do Hélio com a Mobilière”, destacou.

O analista do Sebrae em Barreiras, Matheus Ché, explica que a parceria entre a Fieb e o Sebrae já dura dois anos e, neste período, já foram liberados mais de R$ 4 milhões para as micro e pequenas empresas da região. Para ele, o montante é bastante significativo. “Este volume representa muito para o Oeste. São quatro milhões que estão gerando empregos. São quatro milhões que foram investidos em maquinário para eles terem uma produção com uma qualidade melhor do que outras regiões. Então são quatro milhões que estão movimentando a economia da nossa região”, considera o analista.

Matheus Ché, orgulha-se de empresários como Hélio, que sonham e que buscam, diariamente, o crescimento do negócio. “Com certeza, 2023 vai ser ainda melhor. Já temos uma demanda grande, mas a gente quer crescer, no mínimo, 50% da nossa capacidade de produção. Isso me leva para outro patamar”, finaliza Hélio Borges.

Núcleo de Acesso ao Crédito

Onde: Unidade Regional do Sebrae em Barreiras

Quando: consultoria gratuita –atendimento às terças e quintas-feiras, de 9h às 12h e de 13h às 17h

Telefone para contato: (77) 3 611-3013 e 0800 570 0800

Fonte: Silvania Costa/Agência Sebrae de Notícias.