Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

6 de junho de 2022

Projeto Centro Esporte e Educação promove ação social comunitária em Alagoinhas 

SESI
Ação foi promovida pelo SESI-BA, em parceria com a Petrobras, e com apoio da prefeitura. Foto: SESI

Orientações para promoção da saúde, além de atividades esportivas e culturais foram algumas das ações realizadas pelo Projeto Centro Esporte e Educação – Bahia na comunidade Fazenda Pindobal, no distrito de Boa União, em Alagoinhas. A ação social comunitária foi promovida pelo Serviço Social da Indústria (SESI-BA), em parceria com a Petrobras, e com apoio da prefeitura, no dia 24 de maio.  

“Com essa iniciativa, conseguimos levar informações fundamentais para os cuidados com a saúde, além de atividades lúdicas e esportivas. O Projeto Centro Esporte e Educação – Bahia tem foco no desenvolvimento humano e cidadania”, explica a gestora do projeto pelo SESI Bahia, Catarina Laborda. 

A assistente social da Petrobras, Ediomaria Silva, destacou a importância do projeto para as comunidades. “A Petrobras visa que as comunidades e seu entorno se desenvolvam. Certamente, todas essas áreas do conhecimento são importantes para a comunidade. Então, ficamos felizes com essa iniciativa, apoiamos o Projeto e entendemos que é favorável ao desenvolvimento local”, pontuou. 

Já a secretária adjunta da Educação de Alagoinhas, Keite Lima, ressaltou a importância do projeto para a população do município. “A gente trabalha na perspectiva de que a educação acontece fora dos muros e é o que está acontecendo aqui, hoje, envolvendo a comunidade e os pais, fazendo com que eles entendam a importância de estarem presentes na vida dos filhos e de participarem da vida escolar. Esse projeto reforça a visão da Secretaria de Educação para promover uma melhor condição emocional para que os estudantes tenham uma aprendizagem mais significativa”, disse.  

Promoção da Saúde 

Crianças receberam orientações sobre saúde bucal. Foto: SESI

Cerca de 70 crianças e 40 adultos participaram das atividades. Uma delas foi o escovódromo, ação que levou informações sobre medidas para prevenção de doenças bucais, como a cárie. A iniciativa contou com orientação sobre saúde bucal, escovação orientada e distribuição de kits odontológicos com escova, creme dental e fio dental.  

“Reforçamos a importância dos cuidados com a saúde bucal. É uma realidade que, para muitos, é completamente distante. Tem gente que compartilha escova de dente em casa. Então é extremamente importante que tenham acesso ao kit odontológico e recebam instruções de higiene oral. O acesso a essa informação fará com que eles tenham uma precaução maior”, ressalta a cirurgiã-dentista Juliana Bahia.  

Também com foco na saúde e qualidade de vida, foi realizada uma palestra sobre orientações nutricionais. “Explicamos como elaborar um prato saudável, para a comunidade se alimentar melhor. Uma dieta não balanceada pode acarretar doenças cardiovasculares, diabetes, pressão alta, problemas renais, por causa da baixa ingestão de água”, comentou a nutricionista Lucimeire Santos.  

Sobre o projeto 

O Projeto Centro Esporte e Educação – Bahia tem o objetivo de promover inclusão e desenvolvimento em comunidades dos municípios de Catu, Pojuca, Entre Rios, Araçás, Alagoinhas e São Sebastião do Passé. A expectativa é que, através das atividades, o público-alvo possa ampliar habilidades motoras, pessoais e socioemocionais; melhorar o desenvolvimento e rendimento escolar, valorizando a cultura regional; estabelecer diálogo e aproximação das famílias e comunidade com a escola e o projeto. 

Notícias relacionadas