10 de agosto de 2022

Bamin fecha parceria com SENAI Cimatec para projetos de inovação

CIMATEC FIEB

Entre os projetos estão o desenvolvimento de Indicadores de Descarbonização e de logística

Leone Andrade, Ricardo Alban, Sérgio Leite e Eduardo Ledsham (D) formalizaram a parceria nesta terça-feira Foto: Ives Renan/Bamin

Com informações da Assessoria de Comunicação da Bamin

O CEO da Bamin, Eduardo Ledsham, o presidente da FIEB, Ricardo Alban, e o diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, Leone Andrade, assinaram nesta terça-feira, 9.8, no SENAI CIMATEC, contrato no valor de R$ 4,2 milhões. Com duração de 36 meses, o contrato será executado pelo SENAI CIMATEC e prevê a realização de serviços tecnológicos, incluindo consultoria, modelagem e otimização de processos na Bamin. Paticiparam da reunião também o CEO da Bamin Ferrovias, Sérgio Leite, o gerente de Novos Negócios, Paulo Varela e o gerente de Inovação, Lafayette Caporali.

A Bamin contratou estudos para a identificação das demandas e matrizes energéticas utilizadas pela empresa; levantamento das emissões de carbono nos processos já implantados e mapeamento de oportunidades de descarbonização, com estimação dos custos de implantação e benefícios; criação de indicadores de descarbonização para auxiliar em tomadas de decisão; e implantação de Dashboard demonstrativo de indicadores.

Além disso, o SENAI CIMATEC também vai realizar estudos utilizando Simulação Computacional do sistema logístico do trecho da FIOL que liga Caetité ao Porto de Ilhéus, capaz de possibilitar uma análise estratégica e econômica sobre projeções de demanda, controle de tráfego e logística inbound e outbound, e um estudo técnico para criação de ferramentas de gestão da confiabilidade no projeto da planta produtiva da mina Pedra de Ferro, com foco nas tecnologias da indústria 4.0.

O CEO da Bamin, Eduardo Ledsham, chamou a atenção para o potencial de crescimento do setor de mineração na Bahia e para a necessidade de agregar sustentabilidade aos processos da empresa.      ”Tudo que a gente puder agregar e colocar um selo verde no nosso produto nós estamos fazendo. Com essa parceria, vamos construir juntos o centro de tecnologia da Bamin”.

O presidente da FIEB, Ricardo Alban, destacou que a Bahia é hoje o maior parque instalado de energias renováveis do Brasil e o Estado ainda não utiliza nem 5% do potencial que tem. “A Bamin é um dos principais players da mineração, setor que vem apresentando saltos de desenvolvimento e se destacando como um dos vetores de crescimento para o estado. Por isso, a importância dessa parceria  com o SENAI CIMATEC, um centro de inovação e tecnologia de excelência, que contribuirá para a melhoria de processos e ganhos de eficiência para a empresa”.

Leone Andrade, diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, ressaltou que a instituição vai se empenhar para superar a expectativa da empresa com a entrega dos resultados. “O empenho do SENAI CIMATEC vai ser no sentido da gente estruturar toda a nossa competência na área mineral, porque o potencial da Bahia é enorme, é um setor estratégico, e a Bamin com certeza vai ser a maior empresa do setor, vai ser a nossa Vale”.