Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

19 de julho de 2022

4ª edição da ExpoTech apresenta novas tecnologias para a indústria

FIEB Sindicatos

Evento se consolida no mercado de saneantes e cosméticos e amplia atuação abraçando o segmento de tintas.

A 4ª edição do evento aconteceu no Centro Tecnológico SENAI CIMATEC. Foto: Gilberto Júnior / Coperphoto / Sistema FIEB.

Fragrâncias alinhadas às tendências de consumo pós-pandemia, uma tinta que permite a remoção de pichações e equipamentos automatizados são algumas das novidades apresentadas na ExpoTech Saneantes, Cosméticos & Tintas, que chega à sua quarta edição. O evento, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento da indústria, especialmente nos estados da Bahia e Sergipe, acontece no Centro Tecnológico SENAI CIMATEC, até esta terça-feira, 19 de julho.

Promovida pelo Saneantes da Bahia, instituição que representa as Indústrias de Sabões, Detergentes, produtos de Limpeza em Geral, Aditivos de uso Industrial e Velas na Bahia, pelo Sindcosmetic, que representa a Indústria de Cosméticos e Perfumaria do Estado, e o Sebrae, a feira conta com 54 expositores, entre fornecedores de matérias primas, equipamentos, insumos e serviços. A maior parte deles são empresas do eixo sul-sudeste, que vão apresentar as inovações do setor, buscando a aproximação técnica e comercial com as indústrias locais.

Uma delas é Scentec, empresa do setor de fragrância, que participa da feira deste a primeira edição. Desta vez, eles trouxeram a Ilha de Inovação, que reuniu produtos vindos de diversos lugares do mundo. Nesta área, representantes das indústrias puderam conhecer aplicações, ingredientes, rotas olfativas e abordagens de marketing inovadores na área de saneantes.

Douglas Santana, da Scentec, empresa que levou uma Ilha de Inovação para o evento. Foto: Gilberto Júnior / Coperphoto / Sistema FIEB

“Nosso olhar é sempre baseado no consumidor, pois quando o consumidor muda, muda a nossa forma de desenvolver produto. Por isso fomos estudar os hábitos do consumidor neste pós-pandemia e trouxemos aqui produtos que estão alinhados à essas tendências, a exemplo dos produtos voltados para a natureza, como os que utilizam óleos essenciais em sua formulação, ou aqueles que contam com embalagens sustentáveis”, explica Douglas Santana, da área de marketing da empresa, que tem matriz em São Paulo e filiais em Recife e nos EUA (Nova Jersey).

Outra tendência apresentada pela Scentec é relacionada ao bem-estar. “O consumidor está preocupado com seu bem-estar e a gente vê esse conceito em produtos que utilizam óleos essenciais, aromaterapia, aromacologia, buscando os benefícios de óleos essenciais e das fragrâncias para o emocional das pessoas”, detalha Douglas Santana.

A atenção voltada para o bem-estar também é apontada como tendência por outro fornecedor, a Phytoessence Fragrâncias. “Essa tendência está muito relacionada a tudo que a gente viveu nesses dois anos de pandemia, em que as pessoas ficaram focadas em trabalhar dentro de casa e perceberam a necessidade de estar bem consigo próprias. Isso também reverberou no mercado de saneantes. Então a Phytoessence passou a trabalhar com fragrâncias que trazem essa sensação de bem-estar, limpeza e relaxante”, conta a gerente de marketing da empresa, Kelli Alves. Há mais de 25 anos no mercado, a empresa atua tem experiência em desenvolvimento de projetos exclusivos para clientes.

Evento abraça segmento de tintas

Entre as inovações apresentadas na feira está um produto à base de silicone que, quando aplicado às superfícies, previne que pichações e adesivos danifiquem a pintura. “Com o uso desse produto, caso sua parede seja pichada, ele facilita a remoção da pichação com esponja e água. Não é necessário repintar a parede”, explica Sérgio Azevedo, da área de suporte técnico da empresa.

A inovação apresentada pela empresa Brenntag é voltada para o segmento de tintas, que foi englobado nesta quarta edição do evento. “É um segmento muito tímido ainda, mas temos a certeza de que nos próximos eventos vamos desenvolver esse mercado”, pontuou a empresária Arlene Vilpert, empresária e representante do setor na ExpoTech.

Geração de negócios e atualização das empresas

Expectativa é que as mesas de negócios movimentem a indústria local. Foto: Gilberto Júnior / Coperphoto / Sistema FIEB

Representantes de empresas, inclusive do interior, aproveitam a oportunidade para ter acesso às inovações e tendências de mercado. “Esse evento é muito importante, principalmente para a gente que é do interior e não tem tanto acesso às informações. Aqui, o empresário encontra tudo que usa na indústria, desde a embalagem até as matérias-primas”, avalia o empresário do setor de saneantes, Neuripe Sales, que veio de Serrinha para participar do evento.

Há 34 anos no mercado de cosméticos, a empresária Noêmia Daltro destaca a importância do evento para ter contato com diferentes fornecedores. “A gente sempre sai daqui da Bahia para ir à São Paulo em busca de novidade. E há alguns anos temos a oportunidade de ter acesso aos fornecedores aqui no estado”, ressalta.

A expectativa é que as mesas de negócios movimentem a indústria local. “Interrompida por dois anos, em função da pandemia, a Expotech volta com as melhores expectativas das empresas fornecedoras e das indústrias de cosméticos, saneantes e tintas, todos motivados pela troca de informações técnicas e comerciais e na realização de bons negócios”, afirma Raul Menezes, presidente do Sindcosmetic.

A procura por participação pelas empresas cresceu nesta edição. Com isso, nossa perspectiva é que haja um aumento de mais de 35% nos negócios fechados, durante e após a feira, em relação à 2019”, projeta o diretor da ExpoTech, Juan Rosário Lorenzo.

“A Expotech segue atualizando e desenvolvendo a indústria local, abrindo novos procedimentos para conquista de mercados, configurando-se numa oportunidade ímpar para fornecedores de matérias-primas e equipamentos”, pontua Max Muniz, presidente do Saneantes da Bahia.

O diretor da ExpoTech, Juan Rosário Lorenzo, e o presidente da FIEB, Ricardo Alban, visitam as mesas de negócios da feira. Foto: Gilberto Júnior / Coperphoto / Sistema FIEB

A 4ª edição da ExpoTech conta com apoio da FIEB, SENAI CIMATEC e Banco do Nordeste. “A pandemia e a guerra na Ucrânia mostraram a necessidade de integração muito maior nas cadeias produtivas, onde a gente diminua a interdependência e possa facilitar alternativas de fornecimento. Essa oportunidade de estar com fornecedores, clientes, com toda a ambiência do setor produtivo é muito importante para dar fôlego e força para que essa cadeia se amplie e interaja de forma mais contundente”, destacou o presidente da FIEB, Ricardo Alban.

A indústria baiana de saneantes, cosméticos e tintas ocupa a 7ª posição no ranking nacional e a 2ª colocação no Nordeste quanto ao número de indústrias e empregos gerados. São, ao todo, aproximadamente 135 indústrias (micro, pequeno, médio e grande portes) que, juntas, empregam 5.417 trabalhadores, segundo dados da Secretaria de Trabalho (RAIS 2021).

Desenvolvedores de produtos de pequenas e médias indústrias participam de treinamento

A Expotech também vai oferecer para desenvolvedores de produtos das pequenas e médias indústrias de saneantes, cosméticos e tintas a possibilidade de participar do Techlab, evento que será realizado no dia 20.07, nos laboratórios do SENAI CIMATEC.

Lá, treinamentos serão oferecidos aos técnicos das empresas locais, uma oportunidade única para as indústrias químicas de especialidades capacitarem as equipes de pesquisa e desenvolvimento das indústrias baianas e sergipanas.

Notícias relacionadas