Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

29 de maio de 2025

Simmeb Talks estreia com debate sobre internacionalização e estratégia global

Economia FIEB Negócios Sindicatos

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado da Bahia (Simmeb) deu início a uma nova iniciativa voltada para o fortalecimento e a inspiração do setor industrial baiano: o Simmeb Talks. A primeira edição aconteceu na última quarta-feira (28), na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), com o tema “Internacionalização e Estratégia Global”.

Conduzido pelo presidente do Simmeb, Eduardo de Sá, o projeto tem como proposta valorizar e compartilhar histórias reais de superação, inovação, sucessão e crescimento vividas por empresários industriais da Bahia. A ideia é que essas experiências sirvam de inspiração para outros empreendedores e contribuam para a transformação do setor.

Na estreia, o convidado foi o empresário Pedro Gordilho, diretor e fundador da Rótula Metalúrgica, uma indústria baiana que tem se destacado pela ousadia e visão estratégica no mercado internacional. O bate-papo, em formato de talk show, foi seguido por uma sessão de networking entre os participantes.

“A intenção do Simmeb Talks, que eu estou tendo a honra de estrear, é trocar experiências e incentivar os empresários baianos. A gente não deve nada a ninguém lá fora — pelo contrário, somos muito criativos. Somos um país diferente, e isso nos dá uma capacidade enorme de adaptação. A gente consegue se virar em qualquer lugar do mundo”, afirmou Gordilho.

A escolha do tema da primeira edição foi inspirada em uma operação realizada por Gordilho nas Guianas Inglesas, que demonstrou como pequenas e médias empresas baianas também podem ultrapassar fronteiras e alcançar novos mercados.

“Não é fácil, não é uma estrada tranquila, mas é possível. Todo empresário, todo industrial precisa pensar em abrir mercado. E muitas vezes os mercados tradicionais já estão saturados, superconcorridos. Então, por que não inovar? Por que não buscar um mercado diferente, que até então era pouco explorado?”, provocou Eduardo de Sá.

Ainda segundo o presidente do Simmeb, o projeto quer incentivar os industriais, especialmente os ligados à FIEB, a enxergar na internacionalização uma possibilidade real de crescimento. “Afinal, essa é a casa da indústria”, completou.

Notícias relacionadas