21 de março de 2024

Estudantes do SENAI buscam soluções para a indústria em parceria com a Pirelli

SENAI

Grand prix de inovação, realizado junto com a empresa italiana, reuniu 90 alunos de cursos técnicos e de aprendizagem industrial

Divididos em equipes, eles apresentaram ideias para solucionar desafios reais propostos pela empresa. Foto: Sergio Pedreira /Coperphoto/Sistema FIEB

Três projetos desenvolvidos por estudantes do SENAI Feira de Santana são finalistas do Grand Prix de Inovação, iniciativa realizada em parceria do SENAI Bahia e da Pirelli, com objetivo de buscar soluções para desafios propostos pela Indústria. O resultado da maratona de inovação foi anunciado nesta quarta-feira, 13/03, na unidade do SENAI em Feira de Santana.

No total, 90 estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem industrial básica do SENAI Feira de Santana participaram desta edição do Grand Prix de Inovação, realizada entre os dias 4 e 8 de março. Divididos em 18 equipes multidisciplinares, eles desenvolveram e apresentaram ideias para solucionar desafios reais propostos pela empresa de pneus situada em Feira de Santana.

“O SENAI é parceiro da Pirelli desde a chegada da companhia em Feira de Santana, há mais de três décadas. É um orgulho imenso para a empresa poder contar com esse programa do SENAI em nossa unidade produtiva. Trabalhamos junto com os estudantes para que eles trouxessem soluções inovadoras para alguns processos internos. Todos os projetos foram ótimos e abriram leques muito interessantes para a resolução de contrapontos propostos”, avaliou Wilson Americano, diretor da planta da Pirelli em Feira de Santana.

Agora, as equipes finalistas avançam para a fase de mentorias. “Os finalistas vão continuar o processo de melhoria dos projetos, com monitoria dos professores do SENAI e da área técnica da Pirelli. Eles terão a oportunidade de visitar a fábrica para uma imersão, buscando entender in loco o desafio proposto”, explica a coordenadora da Saga de Inovação do SENAI Bahia, Fernanda Mikulski.

O projeto vencedor desta edição do Grand Prix de Inovação será anunciado no dia 27 de março, quando será realizado o Demoday, evento em que as propostas serão apresentadas para os gestores da empresa. Uma banca avaliadora vai analisar a viabilidade de implementação das soluções e definir o projeto vencedor do desafio.

Sobre a maratona de inovação

O Grand Prix SENAI de Inovação (GP) é um dos programas da Saga SENAI de Inovação. A iniciativa é uma corrida de inovação aberta, em que equipes multidisciplinares, formadas por estudantes e profissionais da indústria parceira se unem para criar, prototipar e desenvolver soluções inovadoras para desafios reais do setor.

Nesta edição, participaram estudantes dos cursos de Desenvolvimento de Sistemas, Eletromecânica, Administração, Química, Logística, Segurança do Trabalho, Manutenção Automotiva, Operador de processo de transformação de borracha e Eletrotécnica.

“Além de integrar alunos de diferentes áreas técnicas, o Grand Prix de Inovação permite que nossos estudantes exercitem a criatividade e coloquem em prática conteúdos aprendidos no curso e apresentem respostas para desafios reais das empresas”, ressalta o gerente do SENAI Feira de Santana, Antonyony Santana.

Confira os projetos finalistas:

Projeto: Remy, segura papel dinâmico

Desafio: Identificação de materiais