Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

13 de fevereiro de 2025

SENAI CIMATEC lança universidade com modelo pioneiro no país que integra ensino, pesquisa e Inovação

CIMATEC Educação Educação superior Inovação
Foto: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB

A Universidade SENAI CIMATEC teve seu lançamento oficial nesta quarta-feira, 12, no campus-sede, em Piatã, consolidando a trajetória do SENAI CIMATEC como um dos ecossistemas mais avançados de educação, ciência, tecnologia e inovação do país. Com a presença da comunidade acadêmica, pesquisadores do centro tecnológico e representantes de universidades estaduais e federais, a instituição nasce com a proposta de dar seguimento aos trabalhos científicos e de pesquisa e desenvolvimento de projetos reais.

O reitor da universidade, Leone Andrade, abriu o evento apresentando o modelo da instituição que nasce integrado a um dos maiores centros tecnológicos do país, o SENAI CIMATEC. “A universidade não nasce isolada, ela nasce integrada a um ecossistema formado por dois centros tecnológicos. Tudo isso muito integrado e sinérgico, tem sido um grande diferencial para esta universidade. A gente quer consolidar aqui um ecossistema bem sólido em termos de ensino superior e pesquisa”.

Emocionada, a vice-reitora Josiane Dantas, ressaltou a trajetória da instituição que atua há 20 anos no ensino superior com foco em inovação e soluções para a indústria e a sociedade. “Cada etapa da jornada foi impulsionada pela nossa crença no poder transformado da educação, e na importância de sempre conectar e aplicar o conhecimento à indústria, fortalecendo a economia e a nossa sociedade. Hoje, mais do que celebrar, nós estamos dando início a uma nova fase, uma nova agenda promissora para esse ano de 2025”, disse a vice-reitora.

O credenciamento como universidade permite ampliar conexões já existentes com universidades estaduais, nacionais e internacionais impulsionando atividades de cunho acadêmico-científico, facilitando a execução de programas de cooperação em nível global. além disso, possibilita uma formação acadêmica mais completa; e promove maior impacto social e econômico, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a inovação.

O evento também contou com a presença do pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da universidade SENAI CIMATEC, Jailson Bittencourt; da secretária de Educação do Estado da Bahia, Rowenna Brito, da reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Amali Muci; e do ex-presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Curi, titular da cátedra de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP), pesquisador associado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), consultor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/ Unesco); e conselheiro do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social Sustentável da presidência da república.

Visão de futuro

Com foco em Engenharia e Arquitetura e Urbanismo, além de contribuir para a ciência na área da saúde, Leone falou sobre a possibilidade de a universidade expandir para outras áreas do conhecimento. “Como visão de futuro, estamos analisando áreas ligadas à administração, economia, além de outras como a área de artes, como design que está conectada ao setor industrial; e de programas de stricto sensu na área da saúde”, revelou.

O presidente da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, destacou o valor da educação como forma de melhorar o desenvolvimento social. “Parabéns da CIMATEC. É isso que a indústria da Bahia precisa, é isso que a economia da Bahia precisa, porque nós precisamos melhorar o desenvolvimento econômico e social do estado e isso só vai acontecer através da educação, mas também através da economia do estado”, reforçou o presidente.

Brasão

Na ocasião, foi apresentado, também, o brasão da universidade SENAI CIMATEC, emblema que traduz a identidade da instituição e sua vocação para a inovação. “O brasão da Universidade SENAI CIMATEC é composto por símbolos que refletem sua essência. O pássaro Andorinhão Estofador representa a visão ampla, velocidade e ousadia; a Bandeira da Bahia reforça protagonismo e impacto; e o Brasão Baiano simboliza a jornada do conhecimento, com a estrela que ilumina e guia, representando o saber”, explicou a gerente do Núcleo de Comunicação e Marketing, Mariana Monteiro.

O público também assistiu em primeira mão ao vídeo do manifesto da universidade SENAI CIMATEC.

Notícias relacionadas