SENAI Bahia participa de premiação do Ministério do Desenvolvimento Social por ações de inclusão produtiva

O SENAI Bahia participou, no último dia 27 de maio, em Brasília, da cerimônia de entrega do II Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O evento reconheceu iniciativas, projetos e ações de destaque voltados à inclusão produtiva de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), valorizando instituições que contribuem para a geração de emprego, renda, qualificação profissional e fortalecimento do empreendedorismo no país.
A Bahia ganhou projeção nacional pelo protagonismo nas ações desenvolvidas por meio do Programa Acredita no Primeiro Passo, iniciativa estratégica do Governo Federal voltada à ampliação das oportunidades de inclusão socioeconômica para famílias em situação de vulnerabilidade social. O programa busca promover a inserção no mercado de trabalho, a qualificação profissional e o incentivo ao empreendedorismo, contribuindo para o aumento da renda e a redução das desigualdades sociais.
Como executor técnico da iniciativa no estado, o SENAI Bahia tem papel fundamental na implementação das ações de qualificação profissional desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (SEADES). Juntas, as instituições estruturaram um projeto que já conta com investimento superior a R$ 2 milhões, destinado à oferta de cursos voltados às áreas da construção civil e inclusão produtiva.
Entre as capacitações ofertadas estão os cursos de Eletricista de Instalações Prediais, Instaladora Hidráulica, Gesseira, Armadora de Ferragens, entre outros, proporcionando formação prática, suporte pedagógico e acompanhamento social aos participantes. A iniciativa tem contribuído para ampliar as oportunidades de acesso ao mercado de trabalho e fortalecer a autonomia produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade.
O reconhecimento nacional reforça a importância das parcerias estratégicas para o desenvolvimento social. Atualmente, o Programa Acredita no Primeiro Passo reúne 148 acordos firmados com organizações dos setores público, produtivo e da sociedade civil, promovendo ações voltadas à geração de renda, qualificação profissional e empreendedorismo em todo o país.
A cerimônia contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e do secretário nacional de Inclusão Socioeconômica, Luis Everton, que destacaram a integração entre políticas públicas, qualificação profissional e desenvolvimento social como ferramenta essencial para transformar vidas e ampliar oportunidades para a população brasileira.