SENAI BAHIA foi destaque no GP SENAI de Inovação
Amanda Ramos Lima do Nascimento, 17 anos, estudante do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas do SENAI Bahia não tinha a mínima noção do que iria acontecer quando resolveu reunir os colegas para participar do Grand Prix SENAI de Inovação 2021.
“Decidimos participar da competição sem muita pretensão. Juntei a equipe e fomos”, conta a estudante, que reuniu colegas por afinidade, mas levando em conta as diferentes habilidades de cada um. Ela acreditava que isso poderia fazer a diferença na hora da competição. E fez.
A Escuderia Hadron Tech, liderada por Amanda Ramos e composta por Jean Luz (curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas), Beatriz Ribeiro, Gabriel Sapucaia e Lucas Laranjeira (curso técnico em Biotecnologia), conquistou o 2º Lugar na classificação final, na categoria Avançado do GP SENAI de Inovação 2021. Eles conquistaram a colocação com a solução Arquitetura Hadron, que se destacou no desafio PLMX-Siemens – Desenvolvendo uma arquitetura PLM para a indústria.
No desafio PLMX-Siemens, o objetivo era que as equipes desenvolvessem uma arquitetura de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) para a indústria, que garantisse a eficiência na comunicação entre áreas, reduzisse o tempo de tarefas que não agregam valor e eliminasse erros de projeto e produção. A solução da equipe Hadron Tech foi a Arquitetura Hadron. Como explica Amanda, ela foi criada com base no software Teamcenter, desenvolvido pela Siemens/PLMX, que tem como foco principal a hierarquização da comunicação entre setores.
Com o sucesso da premiação, a equipe que entrou ne desafio sem pretensões, já começa a enxergar novas possibilidades, como por exemplo, a criação de uma startup.
Para Amanda, em especial, a competição trouxe uma certeza: a de que ela está no lugar certo. “A experiência me fez perceber uma habilidade que eu não sabia que tinha, que é a facilidade de montar modelos de sistema. Consigo arquitetar um funcionamento e reproduzir como o processo pode ser integrado”, conta a estudante, feliz de ter se descoberto.
A participação no GP foi desafiadora para a escuderia. “São três dias para prototipar, desenvolver a solução, gravar a apresentação… É tudo ao mesmo tempo! Isso me testou bastante e acho que foi pelo desafio que quis participar do GP”, revela Amanda.
Ela conta também que para os demais integrantes da escuderia o impacto foi o mesmo. “A gente juntou as habilidades e distribuiu as tarefas levando em conta o perfil de cada um. Deu certo, ficamos em segundo lugar e pretendemos participar de novo ano que vem”, revela.
Todos os inscritos recebem certificado de participação e os três primeiros colocados de cada categoria por desafio ganham medalhas de reconhecimento pela inovação.
Realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) desde 2013, o objetivo é incentivar a criatividade, o empreendedorismo e o raciocínio lógico dos alunos. A competição acontece no formato corrida de inovação aberta.
O Grand Prix SENAI de Inovação 2021 envolveu estudantes do ensino médio, técnico e superior, que participaram dos desafios propostos pelo Google, Autodesk, PLMX-Siemens e Cisco. O evento contou com a participação de 269 mentores e 1.898 alunos, divididos em 455 equipes. Os times competiram com 291 soluções.
Clique aqui para conferir a proposta técnica Arquitetura Hadron, 2º lugar na Categoria Avançada do PLMX-Siemens.