Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

12 de fevereiro de 2025

SENAI-BA vai oferecer formação profissional para internos do Conjunto Penal de Barreiras

Capacitação SENAI
Foto: Ascom SEAP

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), por meio do SENAI-BA, assinou nesta segunda-feira (10), em Barreiras, um acordo de cooperação com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap) e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para realizar cursos de capacitação profissional para 45 internos do Conjunto Penal do município.

O acordo prevê a realização de uma trilha de formação profissional na área de Elétrica, com 780 horas em qualificações, visando a qualificação e o apoio aos participantes no seu retorno ao mundo do trabalho. Os custodiados receberão cursos de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Montador de Sistemas Fotovoltaicos, Eletricista Industrial, Instalação, Manutenção e Operação de Sistema Elétrico de Potência e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

O presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barros, que participou da solenidade de assinatura do acordo, destacou a importância de iniciativas como essa para a transformação do sistema prisional brasileiro. “O Estado reconhece que há uma violação dos direitos humanos no sistema prisional e a dificuldade em fazer com que a sociedade entenda a importância dessas pessoas se reintegrarem. Projetos como o Mentes Literárias e a construção de oficinas-escolas promovem melhorias internas que impactam diretamente a sociedade como um todo”, afirmou.

“Essa iniciativa, fortalecida pela presença do Ministro Luiz Roberto Barroso, é um passo importante para a capacitação de apenados, promovendo ressocialização e oportunidades no mercado de trabalho”, afirmou o superintendente do SENAI Bahia, Evandro Mazo.

A assinatura do protocolo ocorreu durante o lançamento da terceira edição do projeto Mentes Literárias, uma iniciativa do CNJ que incentiva a remição de pena por meio da leitura e do acesso à cultura. O evento contou também com as presenças da desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, do secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia, José Carlos Souto Filho, e do secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Marcelo Werner Filho, além de representantes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba)e do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB), que irão atuar para promover capacitação profissional e geração de empregos no setor agrícola.

Notícias relacionadas