Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

4 de março de 2024

Robótica: Bahia no topo do Festival SESI de Educação

Escola SESI Robótica

A Sevenspeed conquistou o 1º lugar na categoria F1 in Schools e vai representar o Brasil no mundial de F1 schools.

Equipe formada por alunos da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, no Retiro, em Salvador, ficaram em 1º lugar na categoria F1 in Schools. Fotos: Evelyn Gramagol/Portal da Indústria.

A equipe dos alunos da Escola SESI Reitor Miguel Calmon foi a melhor na categoria F1 in Schools do torneio nacional de robótica educacional Festival SESI de Educação 2023-2024 e irá representar o país no mundial de F1 schools. O festival foi realizado entre 28 de fevereiro a 2 de março, em Brasília, e contou com a participação de quase 2 mil competidores e 27,8 mil visitantes. As competições ocorreram nas modalidades de FIRST LEGO League (FLLC), FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotic Competition (FRC) e F1 nas Escolas (F1)

A Escola SESI BA, através da Liga SESI Robótica, embarcou no dia 27 de fevereiro com uma delegação de sete equipes e 65 integrantes para o Festival Sesi de Educação, onde competiu em todas as categorias: Sevenspeed (F1 in Schools) e Xmachine (FIRST Tech Challenge – FTC) da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Swordfish (F1 in Schools), da Escola SESI Anísio Teixeira, Star Racing (F1 in Schools), da Escola SESI José de Carvalho, Robolife (FIRST Lego League – FLL), da Escola SESI Candeias e Hydra (FIRST Tech Challenge – FTC), e Hydra (FIRST Robotics Competition – FRC) da Escola SESI Djalma Pessoa. A equipe Lobato que Transforma, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Mario Altenfelder, apadrinhada pela Liga SESI Robótica, também participou do Festival.

Na F1 in Schools, o projeto educacional é organizado pela FÓRMULA 1. O desafio instiga os estudantes a montarem escuderias, com três a seis integrantes. As equipes constroem um carro em miniatura, réplica dos carros oficiais de corrida, que, impulsionados por um cilindro de CO2, podem chegar a 80 km/h em uma pista de 24 metros de comprimento. A SevenSpeed foi criada 2019 e já conquistou dois títulos nacionais.

 “A Sevenspeed tem 5 anos de história, já fomos campeões em 2019, passamos por altos e baixos, a gente passou por uma jornada extremamente exaustiva, a gente abdicou de muita coisa, focou e falou ‘galera, a gente tá indo pro nacional pra ganhar’. A gente lutou por isso e não poderíamos estar mais felizes!”, diz Ana Beatriz Santana, de 17 anos, da equipe SEVENSPEED.

Além da F1 in Schools, na categoria FTC, a equipe Hydra da Escola SESI Djalma Pessoa conquistou o 2º lugar no Prêmio Pensamento Criativo, que reconhece a equipe que melhor apresentou aos juízes o processo de engenharia vivenciado durante a temporada.

No Festival SESI de Educação, os participantes exploraram o papel que a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática (STEAM) desempenham para aprimorar e projetar um mundo de possibilidades infinitas. O Evento, maior do segmento no país, é operado pelo SESI.

Notícias relacionadas