Profissões com salário inicial de até R$ 5 mil têm bolsas de curso técnico gratuitas
Inscrições para bolsas vão até amanhã, 9.01; para os cursos pagos, as inscrições vão até 2 de fevereiro, com 40% de desconto na matrícula
Uma excelente oportunidade para ingressar no mercado de trabalho é se profissionalizar por meio de cursos técnicos. Além de rápidos — com duração média de dois anos —, esses cursos são mais acessíveis financeiramente do que uma graduação, têm foco em habilidades práticas e atendem às demandas específicas de cada setor, sendo amplamente reconhecidos pelas empresas.
Até amanhã, 9 de janeiro, estão abertas as inscrições para bolsas de estudo do Processo Seletivo 2025.1 dos Cursos Técnicos. São oferecidas 1.060 bolsas gratuitas em cursos presenciais (507 vagas) e semipresenciais (553 vagas) em 15 cidades da Bahia. Os cursos são destinados àqueles que já concluíram o Ensino Médio ou estão cursando, a partir do 2º ano.
Para participar, é necessário ter obtido pontuação média igual ou superior a 500 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos anos de 2019, 2020, 2021, 2022 ou 2023, declarar baixa renda e atender aos demais requisitos previstos no edital do processo seletivo.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, no site www.tecnicosenai.com.br, ou presencialmente nas centrais de atendimento ao candidato das unidades do SENAI Bahia.
VAGAS TOTAIS
Candidatos que não atenderem aos critérios para as bolsas de estudo podem se matricular até o dia 2 de fevereiro, com 40% de desconto na primeira mensalidade. No total, o Processo Seletivo 2025.1 oferece 7.024 vagas, distribuídas entre as cidades de Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Salvador (unidades Cimatec e Dendezeiros), Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.
As 21 opções de cursos disponíveis são: Administração, Agroindústria, Automação Industrial, Biotecnologia, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica, Logística, Manutenção Automotiva, Manutenção de Máquinas Industriais, Mecatrônica, Mecânica, Multimídia, Petroquímica, Planejamento e Controle da Produção, Qualidade.
Em Luís Eduardo Magalhães, os cursos oferecidos são: Eletrotécnica, Agroindústria, Planejamento e Controle da Produção, Segurança do Trabalho.
Saiba mais sobre alguns dos cursos oferecidos pelo SENAI Bahia
Rede de Computadores – oferecida no turno matutino e noturno, os alunos aprendem a projetar, configurar e gerenciar redes com segurança e eficiência, além de lidar com servidores, roteadores e segurança da informação, conectando-se diretamente com as demandas do mercado de Tecnologia da Informação (TI). Ao concluir o curso, o novo profissional está apto a atuar em empresas de tecnologia, provedores de internet e indústrias.
Biotecnologia – os profissionais saem capacitados para desenvolver processos biotecnológicos aplicados à saúde, indústria e meio ambiente. Com aulas teóricas e práticas, no turno matutino, realizadas em laboratórios modernos, eles dominarão técnicas de análise microbiológica, bioprocessos e controle de qualidade, sempre conectados com um mercado em expansão, com oportunidades de trabalho em pesquisa e indústrias biotecnológicas.
Multimídia – ensina o estudante a criar conteúdos digitais para plataformas online, desenvolvendo habilidades em design gráfico, edição de vídeo, animação e desenvolvimento de interfaces. As aulas práticas garantem o domínio das ferramentas mais usadas no mercado, preparando o profissional para atuar em agências de publicidade, produtoras e startups.
Eletrotécnica – os alunos aprendem sobre sistemas elétricos prediais, manutenção elétrica industrial, integração de sistemas elétricos automatizados, operações com energias renováveis e muito mais. Assim como outros cursos do portfólio do SENAI, a formação em Eletrotécnica prepara o profissional para atuar imediatamente no mercado, seja de forma autônoma ou na indústria, com salários iniciais que podem chegar a R$ 5 mil.
Administração – o curso prepara os alunos para gerenciar processos em empresas de diferentes portes; finanças; logística e gestão de pessoas, sempre com foco em resultados. Nessa capacitação, é possível desenvolver habilidades de liderança e planejamento.
Eletromecânica – prepara o estudante para atuar na manutenção e operação de sistemas ao integrar conhecimentos de mecânica e eletricidade. Desse modo, é possível que o profissional já saía do curso habilitado para resolver problemas e otimizar processos no mercado industrial e para enfrentar os desafios desse setor, que está em constante evolução.
Química – os alunos aprenderão a realizar análises químicas, controlar processos industriais e aplicar boas práticas de laboratório. Com aulas práticas e acesso a laboratórios equipados, o aluno sai apto a atuar em indústrias químicas, alimentícias, farmacêuticas e ambientais da região.
Manutenção de Máquinas Industriais – prepara o aluno para manter, diagnosticar e reparar equipamentos da indústria, além de instruir sobre otimização de processos para garantir a eficiência das máquinas, preparando-o para atuar em empresas de diversos segmentos. Nesse curso ocorrem diversas aulas práticas nos laboratórios da unidade, que possuem tecnologia de ponta.
Desenvolvimento de Sistemas – o aluno aprenderá a programar, desenvolver aplicações web e mobile, além de gerenciar projetos de software. Com aulas práticas, será possível ter domínio das principais linguagens de programação e metodologias ágeis, preparando-se para um mercado de trabalho que demanda inovação. Essa capacitação também está disponível na modalidade semipresencial.
Segurança do Trabalho – habilita a identificar riscos, implementar normas de segurança e promover saúde ocupacional. Com aulas práticas, é possível aprender a prevenir acidentes, realizar inspeções e elaborar programas de segurança.