Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

21 de fevereiro de 2024

Presidente da FIEB participa da Agenda da Indústria com empresários de Eunápolis

FIEB IEL Indústria NAC SENAI SESI Sindicatos

Carlos Henrique Passos participou de encontros com empresários em Eunápolis e na sexta-feira inaugura unidade em Teixeira de Freitas

Agenda da Indústria reuniu empresários de Eunápolis e região nesta quarta-feira Foto: Urbino Brito/Coperphoto/Sistema FIEB

Carlos Henrique Passos participou de encontros com empresários em Eunápolis e na sexta-feira inaugura unidade em Teixeira de Freitas

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, participou, nesta quarta-feira, 21.02, da Agenda da Indústria FIEB, no município de Eunápolis, a 648 km de Salvador.  Para uma plateia de cerca de 70 empresários e representantes de empresas industriais de Eunápolis, e outros municípios circunvizinhos, ele apresentou os serviços que a organização, por meio do SESI, SENAI, IEL e Cimatec, disponibiliza para apoiar o desenvolvimento das indústrias da região.

Ao falar do papel do Sistema FIEB e da sua atuação voltada a apoiar a elevação da competitividade do setor industrial, Carlos Henrique ressaltou que a agenda de interiorização é uma das prioridades. “Precisamos estar mais próximos das indústrias no interior do estado e também oferecer, dentro das nossas condições, serviços que as apoiem e as estimulem”.

Durante o evento, também foi apresentado o programa Brasil Mais Produtivo, uma parceria do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio com SENAI, Sebrae, dentre outros. O programa é focado no atendimento às micro, pequenas e médias empresas e pode ser acessado no site brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br.

O diretor de sustentabilidade e relações corporativas da Veracel, Luiz Tápia, ressaltou que a empresa já tem parceria com o Sistema FIEB há alguns anos e os resultados têm sido excelentes. Um deles é o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), desenvolvido pelo IEL, que tem apoiado no desenvolvimento de fornecedores locais para dar suporte à planta da empresa em Eunápolis. “Um parceiro do porte do Sistema FIEB consegue agregar valor ao território onde estamos localizados e os nossos serviços crescem juntos”, disse.

Além do encontro com empresários, realizado no Hotel Porto Nápolis, o presidente da FIEB também participa de visitas a empresas da região e de encontros com lideranças políticas.

O desenvolvimento das indústrias do interior do estado, especialmente as de micro e pequeno portes, é um dos pilares da atuação do Sistema FIEB. “O grande desafio para a indústria é melhorar a sua competitividade. E isso passa pela formação e qualificação de pessoas, além da capacitação e desenvolvimento empresarial. Nossas entidades estão preparadas para oferecer tudo isso”, acrescenta o presidente da FIEB.

ESTÁGIO E QUALIFICAÇÃO EMPRESARIAL

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia) tem uma atuação no extremo-sul do estado com programas de intermediação de estágio, jovens aprendizes, o Inova Talentos e o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), este último, voltado para o encadeamento empresarial. A entidade está presente nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas e Eunápolis.

Dentre os destaques da região, o IEL aponta a realização do PQF e do programa Inova Talentos com a Veracel Celulose, que tem atualmente um aluno bolsista inscrito. O Inova Talentos é um programa de concessão de bolsas para técnicos, graduandos, mestres e doutores, com o objetivo de desenvolver projetos inovadores nas empresas. 

OPrograma de Qualificação de Fornecedores da Veracel envolve cinco empresas dos municípios de Eunápolis e região circunvizinha. A metodologia envolve avaliação, capacitação e geração de negócios. As ações tiveram início em outubro de 2023 e prosseguirá até março de 2024.  A proposta é desenvolver empresas, apoiar diretamente o aperfeiçoamento dos modelos de gestão, contribuindo para melhoria na prestação de serviços, bem como o aumento da sua competitividade.

SESI E SENAI

Presentes em Eunápolis e com atendimento em toda a região, as unidades do SESI e do SENAI Bahia têm uma atuação voltada para as empresas e trabalhadores da indústria. O SENAI atua principalmente com a oferta de Cursos de Aprendizagem Industrial Básico para as empresas da região, além de cursos sob demanda.

É o caso da Veracel, com a qual o SENAI tem parceria para oferta de cursos de qualificação dos trabalhadores da empresa na área de celulose ou a Naturaves, para a qual ministra curso de Eletromecânica, além da mineradora Columbia.  

Já o SESI tem um trabalho voltado para a área de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Em 2023, em Eunápolis e municípios vizinhos, o SESI prestou serviços a 54 empresas, totalizando 3.756 trabalhadores atendidos ao longo de 2023.

NÚCLEO DE SERVIÇOS FIEB/SEBRAE


O Núcleo de Serviços FIEB-SEBRAE e Sindicatos tem ampliado a oferta de serviços e soluções para as micro, pequenas e médias empresas fora do eixo da capital. Em 2023, foram realizados 218 atendimentos, sendo beneficiadas 123 indústrias, em especial, as de micro e pequeno portes.

Presente em 10 municípios baianos, a iniciativa é uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA). Dentre os serviços ofertados pelo núcleo: a regularização e licenciamento ambiental, internacionalização, associativismo e acesso a crédito. 

Em Teixeira de Freitas e extremo-sul do estado, as atividades do núcleo se consolidou em 2023, sendo a regional que mais realizou operações de crédito na Bahia em 2023. Foram 97 operações que resultaram na liberação de quase R$ 10 milhões para capital de giro e investimentos para empresas de Teixeira de Freitas, Medeiros Neto, Vereda, Itanhém, Itamaraju e Nova Viçosa.

A equipe do Núcleo de Serviços atua na orientação e identificação da linha de crédito que melhor se encaixa ao perfil e necessidade das empresas, faz a interlocução junto às instituições financeiras parceiras, além de acompanhar o processo do início ao fim.

No aspecto ambiental e defesa de interesses, o Núcleo de Serviços da FIEB participa na região do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu, atuando na defesa de interesses das indústrias da região.

Na regional do extremo-sul, também foram mobilizadas empresas para participação nos cursos de licenciamento ambiental, gestão financeira, mentorias para exportação e mobilização de projetos para o FIEB Indústria Sustentável.

TEIXEIRA DE FREITAS

Nesta sexta-feira, dia 23.2, a programação será em Teixeira de Freitas, onde, além de uma Agenda da Indústria FIEB com empresários locais, será inaugurada a Unidade Integrada Max Feffer, a 12º do Sistema FIEB

SOBRE O SISTEMA FIEB 

Sob a liderança da FIEB, o Sistema Indústria na Bahia é formado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pelo Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB). Todas essas entidades formam o SISTEMA FIEB, atuando conjuntamente e de maneira integrada, disponibilizando serviços em áreas relevantes para a sociedade, como educação, saúde, lazer, qualificação profissional, informação especializada, desenvolvimento e inovação tecnológica.  A FIEB é uma das 27 federações que integram a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade nacional representativa do setor industrial brasileiro. 

Acompanhe o Sistema FIEB nas Redes Sociais: @sistema_fieb 

21.02.2024 - FIEB - Agenda da Indústria Eunápolis

Notícias relacionadas